Masp amplia período de funcionamento e anuncia gratuidade nas sextas-feiras; veja novos horários

Ação é patrocinada pela B3, bolsa de valores brasileira, e não altera o funcionamento dos demais dias do museu

PUBLICIDADE

Por Daniel Vila Nova

O Museu de Arte de São Paulo — o Masp — anunciou nesta quinta-feira, 9, importantes mudanças no seu horário de funcionamento e na sua política de gratuidade nas sextas-feiras. A partir de amanhã, 10, o museu permanecerá aberto até às 21h nas sextas. Anteriormente, o local fechava às 18h.

Como se isso não bastasse, o Masp também noticiou que haverá gratuidade entre as 18h e 20h do respectivo dia. O último horário de entrada, às sextas, será às 20h, mas os visitantes podem permanecer no local até às 21h. Os ingressos devem ser obtidos no site da instituição. A ação é patrocinada pela B3, a bolsa de valores brasileira.

O Masp está com um plano para tornar o vão livre mais integrado à cidade, como parte do projeto de expansão. Foto: Alex Silva/Estadão

PUBLICIDADE

A nova gratuidade, no entanto, em nada altera o funcionamento dos demais dias no museu. O Masp continua a ser gratuito nas terças-feiras.

O novo prédio do museu, que tem previsão de ser inaugurado em abril deste ano, também será contemplado pela nova política. Com 14 andares e 7.821 m², o edifício, localizado ao lado do Masp, vai se chamar Pietro Maria Bardi, em homenagem ao primeiro diretor artístico do museu.

Publicidade

Já a atual sede passará a se chamar Lina Bo Bardi, tributo à arquiteta que projetou o edifício considerado um marco urbanístico da cidade.

O vão livre do edifício também passará a ser utilizado pelo museu em 2025. Após ganhar a concessão do espaço em 2024, a instituição planeja transformá-lo em mais um espaço do Masp, realizando exposições e também a instalação de mobiliário e a disposição de esculturas, de modo a fomentar o uso como uma praça pública, aberta a todos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.