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Alexandre Herchcovitch celebra 30 anos de moda em dupla comemoração

Estilista brasileiro abre mostra no Museu Judaico de São Paulo e lança coleção em parceria com a Tok&Stok

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Foto do author Alice Ferraz

Alexandre Herchcovitch ocupa um lugar incontestável no pódio dos maiores criadores da moda nacional. Desde o seu primeiro desfile, da coleção de formatura em moda na Faculdade Santa Marcelina, em 1992, ele tem sido um nome de destaque, tanto nacional quanto internacionalmente. Com coleções apresentadas em grandes capitais da moda, como Nova York e Londres, foi descrito pela emblemática jornalista britânica Suzy Menkes como “alguém que fez do Brasil um grande ponto de interesse da moda mundial”. Dessa forma, muitos brasileiros celebraram com um quê de nostalgia a inauguração da mostra do estilista no Museu Judaico de São Paulo e o lançamento de sua nova coleção para a Tok&Stok.

Alexandre Herchcovitch abre mostra no Museu Judaico de São Paulo e lança coleção em parceria com a Tok&Stok Foto: Caio Ciuccio/Tok&Stok/Divulgação

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O talento de Herchcovitch sempre residiu em sua capacidade de fundir referências subversivas - do movimento punk ao estilo gótico e práticas fetichistas - com uma construção primorosa, formas complexas e o uso de tecidos nobres. Essa combinação gerou ícones e símbolos imediatamente reconhecíveis, como o xadrez e a caveira, que se tornaram sinônimos de sua marca.

Em 2016, o estilista optou por deixar sua marca homônima, vendida em 2008 para o conglomerado Inbrands, e passou a atuar com menor visibilidade no mercado de moda. No entanto, o final de 2022 marcou o retorno triunfal do estilista à sua grife, revitalizando suas criações com um olhar contemporâneo e inovador, sem esquecer suas raízes.

Parceria

O lançamento da coleção para a Tok&Stok traz ao mercado uma gama completa de peças inéditas, simbolizando o renascimento de uma parceria que já se provou extremamente frutífera, entre 2005 e 2015, em mais de dez coleções conjuntas. A emblemática caneca com a caveira, agora parte do mix de produtos da Tok&Stok, é um testemunho dessa renovação. A coleção atualiza esse ícone com as cores vibrantes e saturadas de sua coleção de inverno 2023 - azul, amarelo, verde, laranja e rosa.

O compromisso assumido da Tok&Stok em democratizar a criação de renomados designers está em seu DNA. Fundada em 1978 por Régis e Ghislaine Dubrule, a marca sempre teve como missão valorizar a potência criativa brasileira, abrangendo tanto profissionais de renome quanto o artesanato regional. Esse propósito ganhou nova força desde que Ghislaine reassumiu o comando, em 2023, após um hiato iniciado em 2017.

'Todo estilista também é designer. Quando se pensa em uma roupa, também estamos desenhando um produto, e essa abordagem se traduz para outras linguagens.' Foto: E! Entertainment Television/Divulgação

“A marca sempre acreditou e confiou nas ideias que propus, com grande liberdade até mesmo em categorias de produto. Criar para eles me traz um ponto de vista diferente daquele a que estou acostumado, alimentando também meu trabalho na moda”, diz Herchcovitch. “Todo estilista também é designer. Quando se pensa em uma roupa, também estamos desenhando um produto, e essa abordagem se traduz para outras linguagens. Em uma coleção como essa, consigo democratizar minha linguagem para além das roupas, alcançando um público mais abrangente.”

Seu pensamento inovador fica claro na mostra do Museu Judaico, que celebra essas três décadas de carreira. A curadoria de Maurício Ianês reconta o processo criativo do filho de imigrantes judeus de segunda geração que deu seus primeiros passos como estilista ao aprender com sua mãe, Regina Herchcovitch, dona de uma confecção de lingeries na época, a costurar e logo pôs suas ideias em prática ao criar roupas para ela.

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Herchcovitch fez da moda uma ferramenta de questionamento dos padrões de gênero e de representatividade. A mostra relembra o senso de coletividade, subversão e inclusão que guiou o estilista para colocar abaixo, com sua força criativa, os preconceitos e limites de um mercado exclusivo, reconstruindo um sistema desde as suas bases, a partir de um olhar queer.

Esse universo criado pelo estilista fica evidente na instalação, criada pelo Estúdio Campo, que ocupa todas as paredes da galeria em um grande papel de parede. São dezenas de fotografias de família, desfiles, bastidores e editoriais, que servem como fundo para 30 pequenos monitores que apresentam os desfiles das coleções criadas por Alexandre Herchcovitch. “Estou bastante feliz em poder mostrar parte do meu acervo e de minhas ideias ao grande público. Sempre sonhei com este momento”, celebra o estilista.

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