PUBLICIDADE

De camisa luxuosa de time a terno com shorts: Veja 5 tendências da moda masculina

Coleções apresentadas durante a Semana de Moda de Paris incluem ainda novidades como tamanco e casaco de náilon no estilo piloto

PUBLICIDADE

Por Daphné Rousseau (AFP)

PARIS - Da camisa de futebol luxuosa ao triunfo do terno com shorts, do chapéu de sino aos tamancos de madeira, aqui vão cinco tendências da moda masculina para o verão direto da Paris Fashion Week, a Semana de Moda da capital francesa.

Estilo torcida de futebol

O estilo barras bravas, ou torcida de futebol, que nasceu nos estádios de futebol britânicos, surgiu como uma das principais tendências em Paris.

A clássica camisa de time, com ou sem mangas, foi reimaginada como roupa de luxo.

Na Louis Vuitton, ela apareceu no final da coleção, em diversas versões bem coloridas e até mesmo combinando com uma bolsa de mão.

Um modelo usando um modelo de Louis Vuitton inspirado por camisetas de time durante o desfile da marca na Paris Fashion Week, em 18 de junho de 2024. Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

Outros destaques foram um blazer estampado com as palavras “Lovers United” e uma jaqueta de couro feita com os hexágonos brancos da bola de futebol.

A camisa de futebol também foi reinterpretada com o logotipo da Balenciaga, ideia lucrativa de Demna, seu diretor artístico.

Publicidade

Calças curtas

Para o verão 2025, o terno será usado curto, com shorts que vão até o meio da coxa, ou até mesmo escondidos debaixo do blazer XXL.

Com o aquecimento global, esta tendência tem o mérito de resolver o dilema do traje de escritório ou de casamento durante as ondas de calor.

Um modelo usando uma criação da coleção masculina AMI Alexandre Mattiussi Primavera/Verão 2025, durante desfile na Paris Fashion Week, em 20 de junho de 2024. Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

Na versão mais conservadora em flanela cinza – ou, como se viu na AMI, em amarelo manteiga – o terno curto acompanha necessariamente uma camisa, talvez bem aberta, mas sempre combinando com o colete.

É uma bomba

PUBLICIDADE

O casaco de piloto de náilon, confortável e até meio rebelde quando usado caindo dos ombros, é peça obrigatória no guarda-roupa masculino e feminino, usado por Rihanna em Paris para o primeiro show do pai de seus filhos, o rapper ASAP Rocky.

A jaqueta criada para os pilotos da Força Aérea americana retorna no verão 2025 em todas as cores, completando o look com óculos de aviador e calça social ou plissada, em tons suaves ou pastéis.

O rapper ASAP Rocky usa um casaco de piloto de náilon durante participação na Paris Fashion Week em 21 de junho de 2024.  Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

A Hermès sugere a peça na cor violeta, sem mangas.

A tendência também se apresenta na emblemática “jaqueta universitária”, com número e iniciais da universidade, uma espécie de bomber de lã tamanho XXL, muitas vezes bicolor.

Publicidade

Tamancos

As sapatilhas masculinas do último desfile da Dior viraram pesados tamancos de madeira nesta Semana da Moda de Paris.

Para o verão, o estilista Kim Jones aposta em couro de qualidade, fechado na altura do tornozelo, bem anos 1950.

Vale destacar também o triunfo do mocassim com meias altas, uma versão do look de alta classe, mas com meias esportivas de algodão, com a marca na parte superior.

Um modelo exibe uma criação da coleção masculina Dior Primavera/Verão 2025 no desfile da marca na Paris Fashion Week em 21 de junho de 2024.  Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

Chapéu de sino

Uma aparição notável, mas contestada durante esta Paris Fashion Week, foi o chapéu em forma de sino.

O chapéu cloche apareceu tanto nos boêmios desleixados de Yohji Yamamoto quanto na versão de pérolas africanas da Dior Homme.

Chapéu de sino apareceu na coleção de Yohji Yamamoto apresentada na Paris Fashion Week, em 20 de junho de 2024. Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

Tem a desvantagem de dar uma aparência de cabeça de ovo, mas a vantagem de esconder o rosto.

Concluindo, o chapéu pode ser considerado a versão chique do famoso bucket hat, aquele chapéu excêntrico em formato de balde dos anos 90, que também está voltando com força. / TRADUÇÃO DE RENATO PRELORENTZOU

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.