Lucas Cimino mira arte para vestir os pés com os sneakers

Sócio da Zipper Galeria inaugura multimarcas com curadoria seleta e atenção a uma geração que olha a moda de forma múltipla

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Foto do author Alice Ferraz

A “obsessão da moda pelos esportes”, como definiu o portal internacional Vogue Business, não é recente. Na última década vimos surgir dessa relação entre universos distintos uma série de novas colaborações, campanhas e tendências fashionistas. Um fenômeno que, como afirma a matéria, “não deve perder a força tão cedo” e tende a se tornar “mais nichado e normalizado culturalmente”. E é apostando neste mercado – mais especificamente com foco nos sneakers – que Lucas Cimino criou sua nova empreitada, a LK multimarcas, que agrega à proposta o diferencial de seu fundador que também é sócio-diretor da Zipper Galeria, e traz suas experiências e olhar para a loja.

Lucas Cimino iniciou sua carreira no mundo das artes em 2010 e agora alia sua expertise como galerista – que tem como premissa selecionar e representar artistas diferentes, que trabalham em gêneros artísticos diversos e que na galeria compõe em um único grupo –, para a moda.

Colaborações de artistas com marcas eram criticadas, mas hoje são movimentos estratégicos que agregam valor tanto ao artista quanto à marca Foto: Gui Gomes/Divulgação

Com a LK, que abriu suas portas no último dia 10, no bairro dos Jardins, em São Paulo, Cimino traz agora uma proposta até então pouco explorada no País. Ser “um veículo da moda, que vai acompanhando as tendências e novidades”, como ele mesmo conta sobre a multimarcas. Seu foco são os tênis – mais especificamente, modelos especialmente curados, alguns exclusivos. Todos selecionados entre as melhores marcas globais do segmento e pensados para conversar com diferentes públicos.

Convergência

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“Tenho que falar com vários nichos diferentes, vários públicos diferentes, como na galeria”, continua o fundador, em um discurso alinhado com sua proposta de trabalho nas artes. A Zipper, onde Lucas atua ativamente desde sua fundação, em 2010, traz também a multiplicidade contemporânea como parte de seu DNA. “A palavra que melhor define a Zipper Galeria é ‘pluralidade’, a galeria se tornou um ponto de convergência para a diversidade de estilos do cenário artístico brasileiro”, diz Lucas.

Assim como os sneakers, que nos últimos anos se tornaram itens de desejo absoluto, a ligação entre moda e arte também passou por um processo similar. Se antes colaborações de artistas com marcas eram mal vistas, hoje são movimentos estratégicos que agregam valor tanto ao artista quanto à marca. Ao unir o olhar curatorial de um expert com a consciência de que sneakers agora fazem parte da moda como um todo, não necessariamente apenas do streetwear, a LK de Lucas Cimino pode ter encontrado um nicho importante para os tempos atuais.

“Da mesma maneira que um artista tem algo que se destaque entre suas criações, as marcas também têm aquele produto que se destaca a cada coleção”, explica Cimino sobre seu processo. A loja nasce com a proposta de trazer ao consumidor esses itens “raros e icônicos” e, para isso, conta com a experiência única de seu fundador, que trabalha com fornecedores com maior liberdade de escolha. “Tenho a liberdade de comprar ou não, de acordo com o que acredito. Aí está o trabalho de curadoria”, conta Cimino. “A curadoria de uma galeria é o que trago para a LK”, explica.

Entre sua seleção de marcas estão os hits do momento, como os modelos da Onitsuka Tiger, marca japonesa pioneira no mercado de sneakers. Além de peças de vestuário de grifes internacionais – pense em AMI Paris, Comme des Garçons, Fear of God Essentials e Jacquemus, algumas exclusivas no País –, expoentes da moda nacional que conversam com o público-alvo da loja também ganham destaque, como Pace, Saint Studio e Singa.

“A nova geração é mais múltipla e é com essa moda que eu quero falar e trazer para LK”, define Lucas, em uma análise perfeitamente alinhada com os nossos tempos.

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