Na Semana de Moda de Nova York, estilista aposta na tecnologia em tempos de pandemia

'O conteúdo imersivo realmente ajuda a contextualizar uma coleção e permite que o consumidor se aproxime do designer e do vestuário sem entrar em uma loja', afirmou Rebecca Minkoff

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Por AFP
Modelos apresentam a coleção de Rebecca Minkoff na Semana de Moda de Nova York Foto: Angela Weiss / AFP

É possível que seja melhor ver um desfile de moda virtualmente do que pessoalmente? É nisso que aposta a estilista Rebecca Minkoff, que embora tenha sido uma das únicas a organizar um desfile ao vivo na New York Fashion Week (NYFW), usa uma tecnologia inovadora para inserir os internautas em sua coleção.

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Como aconteceu em setembro, quase todas as coleções desta edição da Semana de Moda de Nova York são apresentadas virtualmente por causa da pandemia da covid-19, e a maioria dos grandes estilistas estão ausentes. 

A exceção: os designers Jason Wu, que fez um desfile para 25 pessoas no domingo, 14, e Minkoff, que convidou 100 pessoas para uma apresentação nesta terça-feira no Spring Studios no SoHo, com máscara e distanciamento social obrigatórios.

Mais milhares de pessoas viram a coleção de primavera de Minkoff ao vivo no TikTok e no Instagram, e também poderão vê-la na plataforma NYFW.com. Mas também, em colaboração com o Yahoo Ryot Lab e o estúdio de conteúdo 5G da Verizon Media, a estilista de Nova York usará a tecnologia de realidade estendida (XR) para apresentar seu desfile em 360 graus na quarta-feira no Yahoo.

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Modelo apresenta a coleção de Rebecca Minkoff na Semana de Moda de Nova York Foto: Angela Weiss / AFP

A partir do celular, o consumidor poderá se concentrar em uma peça de roupa na apresentação, passear por um vestido, apreciar os detalhes. Uma experiência que às vezes não é possível nem mesmo na primeira fila de um show. 

"O conteúdo imersivo realmente ajuda a contextualizar uma coleção e permite que o consumidor se aproxime do designer e do vestuário sem entrar em uma loja", ressaltou Minkoff ao site Women's Wear Daily (WWD). 

"Por meio de experiências de tecnologia exclusivas, como as que estamos criando com o Yahoo, podemos imergir as pessoas na marca Rebecca Minkoff de uma forma mais exclusiva." 

Porém, muitos acreditam que nada substitui a experiência de ver uma coleção pessoalmente. 

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"Ver a coleção pessoalmente é muito mais emocionante, dá para sentir o clima, dá para ver os tecidos melhor, tem música", contou à AFP a modelo russa e blogueira Karina Blik após o desfile de Minkoff, que mostrou muitos shorts de couro e de verão vestidos maxi com estampas de animais (e máscaras combinando). 

Quando você não vê uma coleção pessoalmente, "você perde a energia, a magia e o aspecto social", comentou Esther Santer, uma blogueira de moda nova-iorquina de 30 anos.

"Afinal, nada como ver pessoalmente o movimento de uma roupa, com o que ela está combinada".

De qualquer forma, "Minkoff é incrível por ter conseguido isso", opinou. 

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"Foi ótimo sair e sentir o gostinho da Fashion Week, porque sei que todos sentimos falta".

Modelos apresentam a coleção de Rebecca Minkoff na Semana de Moda de Nova York Foto: Angela Weiss / AFP
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