Swarovski abre loja com foco em experiências em São Paulo

Liderada pela diretora criativa Giovanna Battaglia Engelbert, marca aposta na criação de narrativas visuais

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Foto do author Alice Ferraz

O ambiente recoberto de um tom quente e suave de azul – paredes, piso e teto –, que forma a nova loja da Swarovski, reinaugurada há poucas semanas no piso térreo do shopping paulistano Iguatemi, já indica logo de cara que, mais do que uma experiência de compras, ali, cada visitante embarca também em uma vivência imersiva.

Com o objetivo de “vibrar com uma extravagância alegre”, como foi divulgado pela marca no comunicado oficial, que também fala sobre “abrir um mundo de magia para todos”, a novidade segue à risca o interessante conceito criativo que tem revolucionado a empresa austríaca como um todo.

Carla Assumpção, General Manager da Swarovski na América Latina; a nova loja no Shopping Iguatemi; peças da nova coleção Idyllia e fotos da campanha atual da marca, ambas de Primavera-Verão 2024. Foto: Steven Meisel e Swarovski

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A marca é conhecida mundialmente pela fabricação de cristais sintéticos – diamantes criados pela Swarovski e zircônia, que surgem aplicados em linhas de acessórios e peças de decoração – e passou a viver um novo momento com a chegada da diretora criativa Giovanna Battaglia Engelbert, a primeira mulher na história de mais de 125 anos da empresa a assumir tal cargo.

Com seu trabalho, a italiana, já conhecida do público da moda e expert em criar narrativas visuais, trouxe um conceito repleto de nuances e camadas de experiências que se expressam em todos os pontos de contato da Swarovski e que ajudaram a construir uma nova narrativa, palavra-chave para o desejo do público.

Ao entrar na nova loja, ou no core da Swarovski, o cliente se vê imerso em um ambiente que pode ser interpretado como uma caixa de joias do futuro. Materiais técnicos, como vidro e metal – que, sob uma análise semiótica, podem ser associados à ciência – foram escolhidos estrategicamente para transportar o visitante a um novo tempo, ultracontemporâneo e pautado pela inovação e tecnologia.

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Como um reforço a essa sugestão, surge a textura de cromo, um dos acabamentos mais usados no espaço, que traz uma extrema potência reflexiva. Formas geométricas octogonais são repetidas por toda a loja em composição com o tom adocicado de azul que envelopa todo o espaço e, no centro de tudo, uma lúdica montagem apresenta as caixas de joias, em diferentes tamanhos e cores vibrantes – amarelo, rosa e verde.

Além disso, os nichos expositores são monocromáticos e surgem na parede de forma que parecem flutuar no ar, as mãos de manequins que exibem os anéis chegam com expressividade nos gestos, e uma textura delicada de seda, com seu brilho suave e difuso, se repete por todo o ambiente. Tudo converge para criar um mundo fantástico de novidades, onde os cristais se revelam em tamanho máxi, as cores envolvem completamente o visitante para despertar novas sensações, e o brilho está por toda a parte.

No centro desse universo está o produto, que foi revolucionado por Giovanna e que sintetiza precisamente todos os conceitos imagéticos estrategicamente extrapolados no projeto da loja. As criações da diretora se tornaram objeto de obsessão entre fashionistas por seu design inovador, com cristais em tamanho jumbo – usados em repetições rítmicas nas máxi rivieras e também por si só como protagonistas únicos das peças –, com cores expressivas, formas que fogem do convencional e diferentes texturas. Uma fórmula que deu certo, como indicam os números de crescimento da empresa.

Segundo informações baseadas em relatórios da Swarovski, que foram divulgadas pela Index, multinacional especializada na comercialização de diamantes, a empresa austríaca apresentou 10% de crescimento global, em relação ao período anterior, tanto em 2022, quanto em 2023. Na América Latina, que atualmente é alvo de um importante movimento da empresa, os números de crescimento anuais são ainda maiores e ficam entre 18% e 20%, segundo informações oficiais.

Neste caso, o foco está na gestão. Há cerca de um mês, a Swarovski comunicou a criação do que vem sendo chamado de cluster LATAM, definido pela unificação das operações de todos os países da América Latina, que passaram a ser comandadas pela general manager Carla Assumpção. Antes da mudança, a executiva brasileira ocupava o cargo de diretora das operações no Brasil, Chile e na Argentina e agora expande sua gestão para todo o território latino.

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“Esta oportunidade representa não apenas um marco em minha carreira, mas também um compromisso renovado com a visão e os valores da Swarovski. A América Latina é um mercado dinâmico e diversificado, e estou ansiosa para liderar nossa equipe nessa região vibrante. Um passo significativo para a empresa, pois reforça nosso compromisso em atender melhor às necessidades e demandas de nossos clientes”, comenta Carla.

A criação do cluster LATAM, aliada aos números de crescimento e aos investimentos da empresa na renovação de suas lojas, sugere que a marca vive um bom momento e que está em expansão, norteada pela estratégia criativa. Em um momento em que o mercado da moda e do luxo mundial é colocado à prova e desafiado pelas vontades de um público ultraexigente, o mundo fantástico da Swarovski chega com uma fórmula assertiva de resposta ao Zeitgeist. Sob o olhar de Giovanna, a marca criou um universo próprio, em que sua visão se retroalimenta dentro de um sistema único para tornar suas imagens mais fortes, seus produtos mais desejáveis e, consequentemente, impulsionar vendas.

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