Celebridades como Victoria Beckham e Kim Cattrall, estrela de Sex and the City, estão entre as estrelas que homenagearam Vivienne Westwood nesta sexta-feira, 30, um dia após a morte da estilista britânica.
“Hoje perdemos um dos mais raros ícones britânicos da moda de todos os tempos”, escreveu a estilista Stella McCartney no Instagram, acrescentando que ela “inspirou minha carreira com bravura e besteira. Ela inventou o punk”.
A família de Westwood anunciou na quinta-feira sua morte aos 81 anos.
Seu estilo punk definiu uma geração na década de 1970. Westwood se tornou uma das maiores figuras do mundo da alta costura, além de ser defensora de causas políticas e ambientais.
Beckham, também estilista, declarou que Westwood era uma “lendária designer e ativista”.
Outro grande nome da moda, Marc Jacobs escreveu: “(Ela) fez primeiro. Sempre. Estilo incrível com brilhante e significativa substância”.
A supermodelo Naomi Campbell - que caiu durante um desfile de Westwood em 1993, em uma cena que se tornou famosa - a descreveu como uma “uma força da natureza” e disse que seus “cortes majestosos e inovadores” ainda estão sendo copiados.
Entre as muitas criações de Westwood para grandes nomes estão vestidos de noivas para a série “Sex and the City”.
Em uma publicação no Instagram, Cattrall a descreveu como um “verdadeiro gênio que nunca perdeu sua coragem” e contou uma história sobre como Westwood a ajudou com vestidos para uma estreia.
“Nunca esqueci sua generosidade e gentileza em fazer isso acontecer e salvar o dia”, escreveu Cattrall no Instagram. “RIP Vivienne. Você é uma lenda.”
A ONG People for the Ethical Treatment of Animals (PETA) declarou que Westwood “impulsionou a moda” como uma das primeiras a adotar a alta costura ética, banindo peles de suas linhas em 2007.
Ela apareceu nua, com apenas uma touca de banho, em uma campanha da PETA contra o desperdício de água em 2014.
A supermodelo Claudia Schiffer usou o Instagram para dizer que a “voz única de Westwood será insubstituível e fará falta”.
A atriz Jamie Lee Curtis admitiu que ficou “apavorada” quando seu então namorado, o cantor Adam Ant, a presenteou com roupas de Westwood durante o furor em torno da Pirates Collection, lançada no início dos anos 1980.
“Era avant-garde e punk e perigoso e rebelde. Nenhuma palavra que você aplicaria a mim e ainda assim eu corajosamente tentei usá-las”, escreveu Curtis no Instagram.
“Rapaz, eu gostaria de ter essas roupas hoje. Um verdadeiro ícone. Uma dama talentosa.”
O prefeito de Londres, Sadiq Khan, descreveu Westwood como “um ícone criativo que ajudou a consolidar o Reino Unido na vanguarda da moda moderna”.
Brasileiros da moda também lamentam morte de Vivienne Westwood:
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.