O Grammy começa a anunciar suas atrações musicais da edição de 2024. A mais comentada delas foi Joni Mitchell, confirmada no domingo, 28.
Aos 80 anos, a cantora e instrumentista, um dos símbolos da música folk, vai se apresentar pela primeira vez na premiação. Após o diagnóstico de aneurisma, em 2015, que a afastou dos palcos e acometeu sua fala, Joni Mitchell voltou a se apresentar ao vivo em 2022, em um show surpresa que resultou no álbum Joni Mitchell at Newport. O trabalho concorre a Melhor Álbum Folk no Grammy deste ano.
Com a confirmação, o Grammy presta mais uma homenagem em vida para uma das maiores compositoras do século XX, que soube narrar os anseios da geração hippie e contracultural de forma poética, além de ser cultuada por nomes do jazz como Herbie Hancock. Em 2002, ela ganhou uma estatueta pelo conjunto de sua obra.
Leia também:
Dona de sucessos como Both Sides Now, A Case Of You, California, Woodstook e River, Joni Mitchell também é reverenciada por cantoras da atual geração como Taylor Swift, Miley Cyrus e Olivia Rodrigo.
No ano passado, a cantora fez um show em Washington e, impressionada pela quantidade de celulares acesos em sua frente - uma imagem bem diferente daquela que vira na época dos lendários festivais dos anos 1960 - Joni declarou: “Vocês parecem uma constelação cadente!”.
Relação complexa com a indústria
A cantora é conhecida por seu posicionamento crítico diante da indústria musical. Em 1995, ao receber o Grammy de Melhor Álbum Pop com o disco Turbulent Indigo - o que comprovava a permanência de sua relevância na música - Joni reclamou de parte da mídia musical que a reduzia ao rótulo de “cantora folk dos anos 1960″. Na época, provocou: “Ganhei três Grammys na última década. Isso não faz de mim uma cantora dos anos 90?”
Em 2021, causou polêmica ao retirar seus discos do Spotify, em protesto contra a disseminação de informações falsas sobre a Covid feita em um podcast de extrema-direita hospedado na plataforma.
Grammy 2024
Além de Mitchell, o Grammy ainda confirmou as apresentações de U2, SZA, Billie Eilish, Dua Lipa, Travis Scott e Olivia Rodrigo, entre outras atrações. Neste ano, as mulheres dominam as principais categorias, como é o caso de SZA (9 indicações) e Taylor Swift (5).
A premiação acontece no domingo, dia 4 de fevereiro, a partir das 21h30. No Brasil, será transmitido pela TNT e HBO Max.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.