PUBLICIDADE

Cantor Prince morre aos 57 anos

Cantor, compositor e multi-instrumentista, ele vendeu mais de 100 milhões de discos ao longo de uma carreira de mais de três décadas

PUBLICIDADE

Um corpo jazia sem vida no elevador do complexo de estúdios Paisley Park, em Chanhassen, no estado norte-americano de Minnesota. Ali estava Prince Rogers Nelson, lendário músico, encontrado e identificado pela polícia local às 9h38 da manhã desta quinta-feira, 21, segundo informações do site especializado em bastidores das celebridades TMZ. Um representante de Prince confirmou à agência de notícias Associated Press, somente horas depois, a identidade do músico de 57 anos. Nascido e morto em Minnesota, criado pelo mundo. As causas da morte não haviam sido confirmadas até o fechamento desta edição. 

Entidade misteriosa em seus últimos anos, Prince aparecia ocasionalmente com um novo álbum, um projeto mais ousado, e às vezes desleixado, do que o anterior. Na semana passada, na sexta-feira, 15, contudo, foi noticiado que seu avião particular fizera um pouso de emergência em Moline, Illinois, por precauções quanto à saúde do músico norte-americano. Prince apresentava um grave quadro de gripe, o que preocupou seu staff, e foi levado para o hospital mais próximo. 

Prince é autor degrandes sucessos, entre eles 'Purple Rain' 

PUBLICIDADE

Três horas depois, o músico foi liberado para que pudesse descansar em casa. Ele também apresentava um quadro de desidratação. Em razão da doença, Prince já havia cancelado uma apresentação que realizaria em 7 de abril. Pouco antes do pouso forçado em Illinois, contudo, Prince havia se apresentado no Fox Theater, em Atlanta. Tudo indicava que seu estado de saúde não era preocupante. 

A morte de um artista em seu estúdio, quando o artista em questão é Prince, traz ainda uma agridoce ironia. Um dos grandes guitarristas da história e dono de uma voz híbrida, andrógina, Prince se ergueu sozinho. Criou, arranjou e produziu grande parte de suas músicas. Era viciado em criar novas canções. Sua discografia, acredite, tem um total assustador de 39 discos de estúdio, lançados a partir de For You, de 1978, até o álbum duplo HITnRUN Phase One e HITnRUN Phase Two, ambos lançados no ano passado. Viveu entre turnês, polêmicas, relacionamentos com estrelas do quilate de Kim Basinger, Madonna, Carmen Electra, entre outras, e os estúdios. Fôlego para criar não faltava.

Somente em 2010, ele diminuiu o ritmo. Foram quatro anos entre 20Ten (2010) e Plectrumelectrum (2014). Depois disso, voltou à carga total: foram quatro discos nos dois últimos anos. 

Nascido em Minneapolis, filho de um compositor e pianista e uma cantora de jazz. Recebeu o nome de Prince em homenagem ao pai, que se apresentava sob o nome Prince Rogers. Prince compôs sua primeira canção aos 7 anos, se apresentou com a banda dos primos ainda na adolescência e tentou por diversas vezes lançar o primeiro disco. Quando For You surgiu, estarreceu o mundo ao mostrar um garoto que acabava de chegar aos 20 anos de idade, produzindo e executando todos os instrumentos sozinho. 

Prince fez frente a Michael Jackson e Madonna, donos dos tronos do pop naquela década de 1980. E foi quem chegou mais perto de destroná-los, com suas canções lascivas e sexuais e um estilo muito único de unir referências do funk, soul e R&B. Genioso, brigou com a gravadora quando entendeu que a Rainha do Pop recebia mais atenção dos executivos do que ele. Com o clássico disco Purple Rain, puxado pela força do hit homônimo, talvez o seu mais icônico sucesso, ganhou seus dois primeiros gramofones do Grammy, em 1985. Ao todo, sua estante colecionava sete desses. Em outra ocasião, chegou a trocar de nome e passou a ser referido como “aquele que um dia se chamou Prince” e assinava com um símbolo que, segundo ele, representava o amor. 

Publicidade

A solidão do estúdio talvez fosse a única e verdadeira parceira de Prince ao longo dos seus 57 anos de vida, cuja infância foi marcada por uma saúde frágil, crises epiléticas e a separação dos pais, aos 10. Solidão, essa antiga parceira, que o acompanhou nos últimos minutos de vida. 

Confira alguns dos sucessos do artista

Purple Rain foi lançada em 1984. Pelo disco de mesmo nome, ele venceu dois Grammys: Melhor Performance Vocal de Rock e Melhor Álbum de Trilha Sonora Original.

1999 é faixa de seu quinto álbum, lançado em 1982. É o primeiro álbum em que ele é acompanhado pela banda The Revolution, que permaneceu a seu lado até 1986.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.