NOVA YORK, EUA/ AFP - Até agora, a indústria da música vinha se salvando de um acerto de contas com o movimento #MeToo, como o que envolveu Hollywood e os veículos de comunicação, mas as acusações contra o magnata do hip-hop Sean ‘Diddy’ Combs podem marcar uma mudança.
Segundo as denúncias, o artista dirigia uma rede sexual criminosa que se aproveitava de mulheres e as chantageava para que ficassem caladas, o que indica que pode ter chegado o momento de o mundo da música começar a prestar contas.
Há cinco anos, quando acusações explosivas contra o cantor de R&B R. Kelly se tornaram públicas, alguns veículos se questionaram se esse seria o início de uma mudança radical na indústria da música. Kelly foi condenado a mais de 30 anos de prisão por crimes sexuais contra menores, tráfico sexual e associação criminosa, no primeiro julgamento importante por abuso sexual em que a maioria das autoras das acusações eram mulheres negras.
Ao longo dos anos, mulheres acusaram figuras poderosas da indústria, como o roqueiro Marilyn Manson, o magnata Russell Simmons, o DJ Diplo e o produtor Dr. Luke, com repercussão discreta. O último deles havia sido o astro do country Garth Brooks.
‘Mulheres são vistas como descartáveis’
“Os astros do rock gozam de um tratamento privilegiado, devido ao seu status”, explicou à AFP Caroline Heldman, professora da Occidental College e fundadora da coalizão Sound Off, dedicada à violência sexual na indústria da música.
Considerada por muito tempo um reduto de sexo e drogas, nessa indústria as mulheres “são vistas como muito mais descartáveis do que os homens”, ressaltou a pesquisadora Kate Grover. Além disso, as vítimas dos processos de Kelly eram jovens negras e mulheres que “não tinham o poder de estrela de muitas das atrizes que denunciaram Harvey Weinstein”, outrora produtor de cinema poderoso de Hollywood, condenado por estupro e abuso sexual.
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‘Problemas sistêmicos’
Desde que sua ex-companheira e cantora Cassie Ventura o denunciou, no ano passado, uma dúzia de pessoas processaram Combs, que está preso em Nova York, enquanto aguarda julgamento. Agora, mais de 100 vítimas se preparam para mover uma nova ação contra o rapper.
Ao processo de Cassie se seguiu uma onda de denúncias contra outros nomes poderosos da indústria, de artistas a diretores-executivos, em uma série de acusações que destaca “a gravidade da situação”, escreveu em dezembro passado a cantora, compositora e ativista Tiffany Red, que trabalhou com Cassie, em carta aberta a Combs.
“Os problemas sistêmicos da cultura do estupro e da misoginia profundamente arraigados na indústria da música representam uma ameaça real e diária à segurança de muitas pessoas nesse negócio”, ressaltou Tiffany. “Como podemos esperar uma mudança significativa quando os altos cargos e superastros enfrentam acusações relacionadas a esses crimes?”
Caroline Heldman também apontou o que chamou de comportamentos de mercado “perversos”. As vendas de Kelly subiram mais de 500% após a sua condenação por chantagem, com um aumento de 22% nas reproduções na semana seguinte.
As reproduções de músicas de Diddy, por sua vez, aumentaram 18,3% em média na semana posterior à sua prisão, em comparação com a anterior, segundo a empresa de dados do setor Luminate. Parte desse aumento pode ser resultado da curiosidade despertada por um nome quando ele ganha destaque na imprensa, mas Caroline também citou a indulgência de que os músicos desfrutam.
“Nesses anos em que trabalho com sobreviventes de diferentes setores, nunca vi nada como a devoção dos fãs pelos artistas”, comentou a professora, ressaltando, no entanto, que ousaria “antecipar que qualquer artista estuprador que trabalhava com a ideia de que pode silenciar as sobreviventes sabe que isso acabou”.
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