A batida contagiante do BaianaSystem ou o retrô pop de Céu? O jazz libertário de Ed Motta ou o soul sintético da carioca Mahmundi? A batalha promete ser quente para que seja decidido o melhor disco de música popular lançado em 2016. E só estamos na metade do ano. O Estado revela, com exclusividade, os discos e shows que entraram na lista prévia reunida pelo júri especializado, na manhã desta segunda-feira, 15.
Formado por Alexandre Matias, José Norberto Flesch e Marcelo Costa, o corpo de jurados decidiu por reunir em uma prévia os trabalhos que mais chamaram a atenção em um ano que, de forma despretenciosa, entregou grandes trabalhos - no estúdio e no palco. A ideia é que a lista seja um balanço do fino que aconteceu até aqui.
Em 2016, houve espaço para experimentação e boas músicas. Como o trabalho Ascenção, de Serena Assumpção, cantora que morreu neste ano, não sem antes deixar esse disco para ser lançado. Um álbum que reúne canções a orixás em uma roupagem arrojada, lançado após despedida dela.
Entre os dez discos selecionados na prévia, há espaço ainda para a Tatá Aeroplano em um mergulho profundo na psicodelia com Step Psicodélico, DeFalla, que volta com Monstro, João Donato e o ótimo Donato Elétrico, o axé indie de Wado com Ivete, além dos já citados Baiana System, com Dias Cidades, Céu e e seu Tropix, Ed Motta com Perpetual Gateways eMahmundi.
A lista de melhores shows inclui algumas das apresentações dos lançamentos do ano, caso dos shows de BaianaSystem, Céu, Donato com Bixiga 70 e Metá Metá. No palco, o destaque também vai para Emicida em sua apresentação vigorosa no Lollapalooza, o mesmo festival no qual Karol Conka se destacou a ponto de ser pré-selecionada. Há espaço para encontros, caso de Supercordas com Boogarins, em show na Clash, e Tulipa Ruiz e Marcelo Jeneci, dupla que lançou neste ano a adorável música Dia a Dia, Lado a Lado, em show no Sesc Pompeia. Killing Chainsaw e o tributo a Júpiter Maçã completam a lista.
O resultado final será anunciado ao final de 2016.
Melhores discos do primeiro semestre de 2016:
BaianaSystem - Duas Cidades
Céu - Tropix
DeFalla - Monstro
Ed Motta - Perpetual Gateways
João Donato - Donato Elétrico
Mahmundi – Mahmundi
Metá Metá - MM3
Serena Assumpção – Ascenção
Tatá Aeroplano - Step Psicodélico
Wado – Ivete
Melhores shows do primeiro semestre de 2016:
BaianaSystem no Sesc Pompeia
Céu no Sesc Pompeia
Emicida no Lollapalooza
João Donato + Bixiga 70 no Sesc Pompeia
Karol Conka no Lollapalooza
Killing Chainsaw no Z Carniceria
Metá Metá no Sesc Belenzinho
Supercordas + Boogarins no Clash
Tributo a Júpiter Maçã na Virada Cultural
Tulipa Ruiz + Marcelo Jeneci no Sesc Pompeia
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.