Claudia Leitte muda letra de ‘Caranguejo’ para não citar Iemanjá e gera debates na web

Vídeo de 2014 que mostra a troca dos versos ‘Saudando a rainha Iemanjá' para ‘Só louvo meu rei Yeshua’ repecurtiu na web

PUBLICIDADE

Foto do author Damy Coelho
Atualização:
A cantora Claudia Leitte. Foto: Werther Santana/ Estadão

Durante este carnaval, um vídeo retirado do DVD de 2014, Axe Music: Ao vivo em Recife, viralizou nas redes sociais. Nele, Claudia Leitte canta o hit de sua antiga banda, Babado Novo, Caranguejo. No show, a cantora - que é evangélica - troca os versos “Joga flores no mar/Saudando a rainha Iemanjá” por: “Joga flores no mar/Só louvo meu rei Yeshua”, (”Yeshua” significa “Jesus” em hebraico).

A música foi cantada por Claudia pela primeira vez em 2004. Na época, ela ainda não havia se convertido e cantava com a letra original.

PUBLICIDADE

Caranguejo é uma composição de Alan Moraes, Durval Luz e Luciano Pinto, que trabalham há muitos anos com a cantora. Esta não é a primeira vez que Claudia Leitte faz a troca dos versos, como mostraram alguns seguidores.

A atitude gerou críticas e manifestações de apoio à cantora nas redes sociais. Quem a criticou, argumenta que o carnaval é uma manifestação cultural com inspiração nas religiões de matriz africana, criticando artistas que se “beneficiariam” da festa sem entender suas referências.

Publicidade

Outros seguires foram em defesa de Claudia, argumentando que a troca de versos foi feita por motivos religiosos e quem ataca a cantora estaria cometendo “intolerância”. “Essa perseguição à Claudia é tão preguiçosa… porém, os números, os prêmios e as multidões atrás dos seus trios respondem melhor que qualquer coisa”, disse um seguidor.

‘Macetando o Apocalipse’

Outra cantora evangélica, Baby do Brasil, também repercutiu neste carnaval. Em cima do trio, a cantora verbalizou: “Todos atentos porque nós entramos em apocalipse. O arrebatamento tem tudo para acontecer entre 5 e 10 anos. Procure o Senhor enquanto é possível achá-lo”, declarou Baby, pedindo para que Ivete cantasse Eva, canção-hino de outros carnavais que, apesar do clima alegre, tematiza justamente o apocalipse.

“Eu não vou deixar acontecer, porque não tem apocalipse certo quando a gente ‘maceta’ o apocalipse”, respondeu Ivete com choque e algum bom-humor. A cantora preferiu não ir pelo lado apocalíptico e optou por cantar seu novo hit, Macetando, ao invés de Eva.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.