Como era o mundo quando Madonna fez o último show no Brasil?

Em sua última passagem ao país, cantora dividiu os holofotes com o novela fenômeno ‘Avenida Brasil’, lançamento do Google Drive e viral de rapper sul-coreano no YouTube; relembre outros eventos culturais da época

PUBLICIDADE

Foto do author Flávio Pinto
Atualização:

Um furacão está programado para atingir a Praia de Copacabana no dia 4 de maio. O evento, no entanto, não é climático ou catastrófico: nesta data, Madonna encerra sua turnê comemorativa de 40 anos de carreira, The Celebration Tour, em um evento gratuito na areia de uma das praias mais famosas do Brasil.

A cantora Madonna durante o primeiro show da turnê "Sticky and Sweet" no estádio Maracanã, zona norte do Rio de Janeiro, em 2008, durante sua segunda passagem pelo Brasil Foto: Wilton Junior/Estadão

PUBLICIDADE

O alvoroço não é exagerado. A visita de um dos nomes mais importantes e influentes da música pop ao país para realizar um show de proporções épicas é algo pouco frequente.

Conforme divulgado, o show da cantora contará com uma estrutura de 270 toneladas, uma equipe de mais de 200 pessoas coordenando a apresentação passo a passo, três passarelas e até mesmo um elevador. Luiz Oscar Niemeyer, o produtor, prometeu que o espetáculo montado será “a maior pista de dança do mundo”, para uma plateia prevista de um milhão e meio de pessoas.

O número é mais do que o quíntuplo de pessoas que a diva reuniu na última leva de shows no país, em 2012, com a MDNA Tour. Somando todas as apresentações daquele ano, 215 mil pessoas, segundo informações da assessoria de imprensa da época, teriam assistido às apresentações da cantora no Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre.

Naquele ano não foi só a turnê da cantora de agitou o país - e o restante do mundo: um rapper sul-coreano roubou a cena, uma novela da Rede Globo embolsou bilhões para a emissora carioca, um viral brasileiro explodiu no Twitter e o maior evento esportivo do globo deu grandes passos para a diversidade. Relembre como era o mundo quando Madonna se apresentou no Brasil pela última vez.

Publicidade

Mulheres faziam história nos Jogos Olímpicos de Verão

Pela primeira vez em 116 anos de história dos Jogos Olímpicos modernos, em 2012, todas as modalidades esportivas tinham a participação de mulheres. Foi também a primeira vez que todos os países participantes incluíram mulheres em suas delegações.

LONDON - 02/08/2012 - ESPORTES OE - OLIMPIADAS DE LONDRES - FOTOGRAFIA - LONDON OLYMPIC GAMES . A atleta Mayra Aguiar do Brasil conquista a medalha de bronze no ginasio Earl Courts em Londres. FOTO JONNE RORIZ/AE  Foto: Jonne Roriz/AE

Mesmo a Arábia Saudita, conhecida por suas restrições às mulheres, enviou suas atletas para disputar aos torneios. Além disso, as mulheres representaram 40% dos cerca de 10.500 atletas presentes, e o boxe feminino fazia sua estreia no evento.

Rapper sul-coreano varria as visualizações do YouTube

Antes do dia 15 de julho de 2012, Psy era apenas um rapper sul-coreano famoso em seu país. Porém, após essa data, o artista se tornou um fenômeno mundial. Foi nesse dia que a produtora de Psy colocou no YouTube um dos maiores virais da plataforma até então: o clipe de Gangnam Style.

A canção, com uma batida energética acompanhada de passos de dança que imitavam um galope de cavalo, tornou-se um fenômeno da noite para o dia. Poucas semanas após seu lançamento, o clipe inspirou paródias e colecionou bilhões de visualizações.

Doze anos depois, o clipe ainda segue como um dos mais vistos da plataforma, com mais de 5 bilhões de visualizações - ao todo, ele é o décimo primeiro vídeo mais visto do YouTube.

Publicidade

França dominava Oscar e Meryl quebrava jejum

O cinema francês brilhava na 84ª edição do Oscar com a dominação de O Artista. O filme dirigido por Michel Hazanavicius ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção e Melhor Roteiro, tornando-se a primeira produção francesa e não falada em inglês a levar os principais troféus da noite.

Estrelado por Jean Dujardin e Bérénice Bejo, 'O Artista' foi o grande vencedor do Oscar 2012 Foto: Divulgação/Warner Bros. Pictures

Mas a França não foi o único destaque do evento. Naquela noite, a poderosa Meryl Streep finalmente levou o seu terceiro Oscar, duas décadas desde a sua última vitória. Com um discurso curto e potente, ela entrou para o hall de atores com três estatuetas ao lado de Jack Nicholson, Ingrid Bergman, Daniel Day-Lewis, Walter Brennan e Katherine Hepburn - hoje em dia, o grupo também passou a contar com Frances McDormand.

Luiza estava no Canadá

Uma frase dita por um colunista social da Paraíba se tornou um dos maiores memes da rede social anteriormente conhecida como Twitter (hoje, a plataforma é X) e rompia a bolha da internet. Em um comercial para uma construtora, Gerardo Rabello aparecia reunindo a família para recomendar um novo empreendimento residencial, mas fazia a ressalva de que havia gente faltando. No caso, era Luiza, sua filha, que estava no Canadá.

Mesmo aparecendo somente por meio de uma imagem em um porta-retrato, a garota ajudou a fazer uma frase ser repetida à exaustão. O meme ainda rendeu a hashtag #LuizaEstanoCanadá no Twitter com mais de 1,5 milhões de menções. Anos depois, a propaganda, ou pelo menos a expressão, é lembrada - e até comemorada pela internet afora.

Nina e Carminha rendiam bilhões para a Rede Globo

Em março, a Rede Globo substituiu a novela Fina Estampa na faixa das oito por uma trama recheada de vingança, gerando uma receita bilionária para a emissora. Criada por João Emanuel Carneiro, Avenida Brasil estreou com Débora Falabella (Nina) e Adriana Esteves (Carminha) como a mocinha com atitudes de vilã e a vilã que o país adotou como a verdadeira protagonista, respectivamente.

Publicidade

A novela também foi um dos primeiros grandes destaques nas redes sociais, que na época começavam a buscar o tipo de repercussão que vemos na cobertura de programas como o Big Brother Brasil, por exemplo. No Twitter, era bastante comum ver as fotos “congeladas” de usuários, emulando o frame com que os episódios de Avenida Brasil acabavam.

Também na época, a revista Forbes reportou que a novela era a mais bem-sucedida de toda a história e teria um faturamento de cerca de R$ 2 bilhões, o maior já alcançado por uma produção televisiva na América Latina. Até mesmo sua despedida, exibida em 19 de outubro de 2012, causou um estardalhaço: ruas ficaram desertas e ONS previu um apagão. Para a felicidade da emissora carioca - e do restante do país -, no entanto, o apagão não ocorreu.

Google Drive era lançado

Atualmente, muitos usuários têm dificuldade em imaginar suas vidas sem o Google Drive. No entanto, até 2012, a vida do internauta ainda não contava com esse recurso.

Tela do Google Drive, serviço lançado pela Google em 2012 Foto: Reprodução/Google Drive

O serviço de armazenamento e sincronização de arquivos foi especulado durante anos, mas só se tornou realidade em 24 de abril daquele ano. Com ele, finalmente, os usuários passaram a ter menos preocupações com o salvamento de arquivos e a palavram “nuvem” ganhou novas conotações.

Amazon, enfim, chegava ao país

Em dezembro de 2012, a Amazon finalmente chegou ao Brasil. Fundada em 1994 em Seattle, nos Estados Unidos, a rede de Jeff Bezos desembarcava nas terras brasileiras após anos de rumores. Inicialmente tímida, a companhia começou apenas com a venda de livros virtuais - os livros físicos só começariam a ser vendidos em 2014 - e anunciou o Kindle, um dos carros-chefes da empresa.

Publicidade

LIV7436 SÃO PAULO 17/12/2015 CADERNO 2 LIVRO DIGITAL KINDLE Livro digital Kindle, fotografado para matéria sobre aumento nas vendas de livros digitais, loca redação. FOTO JF DIORIO /ESTADÃO Foto: JF Diorio/Estadão

Apesar de o anúncio ter entusiasmado parte dos brasileiros e leitores, os livreiros torceram o nariz para a chegada da gigante. Livrarias, pequenas, médias e grandes se posicionaram contra a loja virtual e até pressionaram editoras para que elas não fechassem acordos. O desfecho dessa história você já conhece.

Em que ano foi o primeiro show da Madonna no Brasil?

Madonna fez sua estreia no Brasil em 1993 com a turnê The Girlie Show, para a promoção do álbum Erotica. No país, a cantora se apresentou no São Paulo e no Rio de Janeiro, em 3 de novembro e 6 de novembro, respectivamente. A passagem também marcou a primeira vez que a “Material Girl“ visitou a América Latina. Veja uma reportagem do Fantástico sobre a turnê:

Quantas vezes a Madonna veio ao Brasil?

A Celebration Tour marca a quarta visita de Madonna ao Brasil nos palcos. Como visto anteriormente, a cantora se apresentou para os brasileiros em 1993, com o The Girlie Show. Além da série de shows dos anos 1990, Madonna também fez shows no país com as turnês Sticky and Sweet Tour, em 2008, e MDNA, em 2012.

Durante a Sticky and Sweet Tour, a diva pop se apresentou cinco vezes, duas em São Paulo e três no Rio de Janeiro. Já com a MDNA, Madonna fez um show no Rio de Janeiro, dois em São Paulo e um em Porto Alegre.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.