Como ‘São Amores’, de Pabllo Vittar, se tornou fenômeno internacional com dancinha viral e polêmica

Sucesso nas redes sociais, música recebe críticas do compositor original, mas conquista fãs e celebridades em todo o mundo

PUBLICIDADE

Por Beatriz Nogueira

A música São Amores de Pabllo Vittar que se tornou um dos maiores hits latinos do momento é uma releitura de um dos sucessos do grupo Forró do Muído, de 2007, que leva o mesmo nome. Mas que, por sua vez, também é uma releitura de Son de Amores, da dupla espanhola Andy e Lucas. E foi inspirada no forró eletrônico que Pabllo criou a versão que ganhou fãs internacionais, especialmente após viralizar no TikTok.

Atualmente "São Amores" tem mais de 13 milhões de visualizações só no Youtube. Foto: Reprodução/Pabllo Vittar via Youtube (CUSTOM_CREDIT)

Como começou o viral

Tudo começou quando a peruana Lis Padilla publicou um vídeo dançando São Amores, no dia 9 de junho, seguido por um tutorial da coreografia na semana seguinte. Esses vídeos acumulam quase 25,5 milhões de visualizações e impulsionaram a música nas paradas de diversos países latino-americanos, como Peru, Venezuela, Argentina e México.

A popularidade da dança chegou a tal ponto que entrou em threads, e está sendo replicada por figuras públicas.

O jogador de beisebol venezuelano Miguel Rojas, do Los Angeles Dodgers, dançou Son amores no meio de um jogo da principal liga do esporte nos Estados Unidos.

Publicidade

Pabllo Vittar expressou gratidão à Lis Padilla no programa TVZ, do Multishow, agradecendo pelo sucesso viral que a música alcançou na América Latina.

Polêmica com o cantor da versão original

Apesar do alcance da música, nem todos estão satisfeitos com a popularidade. Lucas Gonzalez Gomez, compositor da versão original da música Son de Amores, de 2001, criticou a coreografia de Padilla, chamando-a de “uma vergonha”.

Em um vídeo nas redes sociais, Lucas comentou sobre a parte da dança que simula um corte no pescoço e faz gestos com sinal de arma. Ele expressou seu desconforto e desaprovação, dizendo que esses gestos lhe causam nervosismo.

Apesar da crítica, São Amores continua a conquistar ouvintes ao redor do mundo, e possivelmente não afetará negativamente a ótimo fase que a drag está vivendo em sua carreira, que tem outro hit dominando as paradas nacionais e internacionais, Alibi, uma colaboração entre Pabllo, Sevdaliza e Yseult.

Publicidade

Versão “Andy e Lucas” (original)

Versão “Forró do Muído”

Versão Pabllo Vittar

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.