O consumo de podcasts no Spotify aumentou em 200% em 2020, de acordo com dados financeiros divulgados pela empresa recentemente. No terceiro trimestre do ano, 22% dos usuários ativos engajaram com os cerca de 1,9 milhão de podcasts na plataforma, e a receita com publicidade nesse tipo de conteúdo vem dobrando ano a ano.
A divulgação dos números por parte da empresa faz parte do lançamento da campanha anual "Wrapped", nesta terça-feira, 1.º, em que os usuários podem verificar e compartilhar o consumo pessoal do ano no serviço de streaming.
Ainda em 2020, a plataforma colocou no mercado brasileiro 40 podcasts originais e exclusivos, entre eles o Horóscopo Hoje — o maior sucesso entre todas as produções nacionais. Outros programas que estão na lista dos 10 mais ouvidos são o NerdCast, o Mamilos e o Filhos da Grávida de Taubaté.
No mercado internacional, os programas mais ouvidos são The Joe Rogan Experience, TED Talks Daily e o The Daily.
Ainda em novembro, o Spotify anunciou a aquisição da Megaphone, uma plataforma de publicidade em podcasts, facilitando a entrega de propaganda nos programas e dando mais um passo para a consolidação do formato no serviço.
Retrospectiva podcasts 2020 do Spotify:
Top 10 podcasts mais ouvidos do Brasil
- Horóscopo Hoje
- Café da Manhã
- Primocast
- NerdCast
- Flow Podcast
- Autoconsciente
- O Assunto
- Mamilos
- Inglês do Zero
- Filhos da Grávida de Taubaté
Top 10 podcasts mais ouvidos do mundo
- The Joe Rogan Experience
- TED Talks Daily
- The Daily
- The Michelle Obama Podcast
- Call Her Daddy
- NPR News Now
- Crime Junkie
- Stuff You Should Know
- Gemischtes Hack
- The Journal
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.