O rapper canadense Drake disputa neste domingo o seu primeiro American Music Award em uma noite que contará com apresentações de Lady Gaga, Sting, Nicki Minaj e Justin Bieber. Drake, de 30 anos, dominou as indicações para a premiação de 2016, com 13 nomeações, quebrando o recorde de 1984 de Michael Jackson.
Mas apesar do álbum Views, que este ano se tornou o primeiro a ter bilhão de streamings na Apple Music, o cantor de Hotline Bling já foi eliminado do principal prêmio de domingo, o de artista do ano.
A escolha dos prêmios do American Music Awards é feita exclusivamente por fãs, e os 10 indicados ao prêmio de artista do ano foram reduzidos pelos fãs na semana passada a cinco. Beyonce, Adele, The Weeknd e Twenty One Pilots também ficaram fora da disputa, que será entre Rihanna, Bieber, Selena Gomez, Ariana Grande e Carrie Underwood.
Drake é visto como favorito para levar para casa o prêmio de melhor artista de rap/hip-hop, e também é visto como um forte concorrente nas categorias de melhores álbuns e canções de rap/hip-hop e de pop/rock.