Led Zeppelin sai vitorioso em caso de plágio envolvendo 'Stairway to Heaven'

O processo de direitos autorais era um dos mais acompanhados do setor, e poderia ocasionar no pagamento de milhões de dólares em indenizações por parte de Robert Plant e Jimmy Page

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
O vocalista Robert Plant (à esquerda) e o guitarrista Jimmy Page, do Led Zeppelin, venceram uma longa batalha jurídica sobre acusações de plágio. Foto: REUTERS/Carlo Allegri, Hans Deryk

A banda britânica de rock Led Zeppelin finalmente ganhou uma longa batalha jurídica sobre acusações de que teria roubado o riff de abertura de uma de suas principais canções, o hit Stairway to Heaven, de 1971. 

PUBLICIDADE

A banda, uma das mais bem-sucedidas da história do rock, ganhou efetivamente o caso após a Suprema Corte se recusar a discutir a matéria, o que significa que uma decisão de março de 2020, tomada por um Tribunal de Apelações, e favorecendo o Led Zeppelin, será mantida.

O vocalista Robert Plant e o guitarrista Jimmy Page haviam sido acusados no caso, que já dura seis anos, de tirarem o riff- uma das aberturas mais conhecidas no mundo da música pop - de uma canção chamada Taurus, escrita pelo já falecido Randy Wolfe, da banda norte-americana Spirit

Wolfe, que se apresentava como Randy California, se afogou em 1997, e o caso foi movido por um administrador de seus bens. O processo de direitos autorais era um dos mais acompanhados do setor, e poderia ocasionar no pagamento de milhões de dólares em indenizações por parte de Plant e Page.

O Led Zeppelin fez o show de abertura para a Spirit em uma turnê norte-americana em 1968, mas Page testemunhou em um julgamento diante do júri em Los Angeles que só conheceu a canção Taurus recentemente. 

Publicidade

O júri em Los Angeles concluiu que o riff em questão não era intrinsecamente semelhante aos acordes de abertura de Stairway to Heaven.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.