PUBLICIDADE

Marty Balin, fundador e vocalista do Jefferson Airplane, morre aos 76 anos

Músico americano que formou a banda icônica em 1965, morreu na quinta-feira, 27, de causas ainda não reveladas

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O músico americano Marty Balin, fundador e vocalista do famoso grupo de rock psicodélico Jefferson Airplane, morreu aos 76 anos, segundo confirmou na sexta-feira sua família, através de um comunicado.

Cine Belas Artes exibe 'Gimme Shelter', o maior filme de rock de todos os tempos

Balin, guitarrista e vencedor de um prêmio Grammy em reconhecimento à sua carreira, faleceu na quinta-feira de causas que não foram divulgadas e ao lado de sua esposa, Susan Joy Balin, de acordo a nota.

Marty Balin, guitarrista e vocalista fundador da banda Jefferson Airplane Foto: Jordan Strauss/AP

PUBLICIDADE

"Marty e eu compartilhamos o amor mais profundo. Muitas vezes o chamamos de Nirvana, e assim foi. Mas na realidade, todos fomos tocados por seu amor. Sua presença estará em todo o meu ser para sempre", afirmou a esposa no comunicado.

Morre Paul Kantner, da banda Jefferson Airplane, aos 74 anos

Nascido no dia 30 de janeiro de 1942, em Cincinnati (Ohio), sob o nome de Martyn Jerel Buchwald, o músico fundou e foi parte fundamental do Jefferson Airplane, uma das bandas mais emblemáticas do psicodelismo da década de 1960.

Formado em 1965, dois anos depois o grupo obteve o reconhecimento nos Estados Unidos após o lançamento de seu segundo disco, Surrealistic Pillow (1967), e de canções como White Rabbit e Somebody To Love, esta um hino da efervescente cena de São Francisco, berço do movimento hippie.

Publicidade

Balin se encarregou de recrutar os outros membros da banda, os guitarristas Paul Kantner e Jorma Kaukonen, a cantora Signe Toly (substituída depois por Grace Slick), o baixista Bob Harvey e o baterista Jerry Peloquin.

Bem no último dia os Beatles não foram nem um pouco originais

A banda viveu mudanças constantes em sua formação e em 1974 Kantner reorganizou o Jefferson Airplane ao lado de Slick, sob o nome Jefferson Starship.

Depois de assinar alguns dos sucessos do grupo, e participar de festivos emblemáticos da época como Woodstock, Monterey e Altamont, Balin deixou a banda em 1978 e iniciou uma carreira solo em 1981.

Grace Slick e sua trilha transcultural O guitarrista fez parte do encontro e da turnê do Jefferson Airplane, em 1989, em outra que ocorreu quatro anos depois, para finalmente sair do grupo em 2008.

Em 2016, o músico passou por uma cirurgia no coração no hospital Mount Sinai Beth Israel, em Nova York, e pouco depois entrou com uma ação judicial contra o centro médico onde alegou que uma falha no procedimento cirúrgico arruinou sua carreira.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.