PUBLICIDADE

Milton Nascimento lança música que tem Paul Simon cantando em português; ouça

Filho de Bituca, Augusto Nascimento, compartilhou detalhes do novo encontro entre as duas lendas da música, que aconteceu em 2022

PUBLICIDADE

Foto do author Damy Coelho
Atualização:
Encontro de Paul Simon e Milton aconteceu durante a passagem do brasileiro por Nova York Foto: Reprodução Instagram / @

Milton Nascimento lançou nesta sexta, 21, uma nova musica, Um Vento Passou (para Paul Simon). Fruto do álbum vindouro em parceria com a cantora Esperanza Spalding, a faixa tem participação do próprio Paul Simon cantando em português.

PUBLICIDADE

Para celebrar o lançamento, o filho do músico, Augusto Nascimento, compartilhou um vídeo do ex-Simon & Garfunkel com Bituca. Nele, Paul Simon conta como recebeu o convite para a faixa: “Eu pensei: meu Deus. É claro que sim!”.

Augusto explica que Milton enviou, por e-mail, uma melodia para que Paul Simon fizesse a letra, ainda na pandemia. O cantor norte-americano não respondeu. Depois explicou que, por conta da perda auditiva que sofreu no ouvido esquerdo, a música vinha sendo algo difícil. Mas a ideia permaneceu viva.

O encontro entre os dois finalmente aconteceu em 2022, quando Milton estava em Nova York, e envolveu até o cineasta Spike Lee. Augusto conta que entrou em contato com Paul Simon novamente, mas pensou que não daria certo:

“Estávamos com o Spike Lee no quarto, e chegaram flores em nome de Paul”, escreveu Augusto em seu Instagram nesta sexta, 21. “Presumi que ele não iria, mas estava enviando seu carinho. Desci até o carro com Spike, e, quando subi, tocou o telefone do quarto: Era Paul Simon chegando!”.

Em novembro de 2023, Paul Simon deu um “spoiler” da parceria: “Eu acabei de gravar um dueto com Milton. É para um álbum que ele considera o seu último”, disse, em entrevista à Uncut.

Amizade e memória

A faixa Um Vento Passou (para Paul Simon) tem participação da Orquestra Ouro Preto, com destaque para a flauta do músico de jazz britânico Shabaka Hutchings, que abre os caminhos da melodia. A letra sela mais um projeto de Milton com o amigo e compositor Marcio Borges, parceiro desde o Clube da Esquina.

Publicidade

Quando comecei a programar o projeto com Esperanza, mandei essa melodia, e ela quis chamar uma letrista conhecida dela. Firmei o pé, e disse que só Marcio Borges poderia fazer uma letra pra uma nova composição do meu pai. E ele fez. E Paul Simon topou gravar. E é isso. Sonhos não envelhecem

Augusto Nascimento

A produção e os arranjos são da própria Esperanza: “É um dueto tão especial, você e ele”, disse a cantora para Bituca. Você escreveu a música para ele, e agora ele a canta para você. É lindo”.

A música reflete sobre a amizade, a passagem do tempo e memória.

Ouça abaixo:

Esta não é a primeira vez que os dois cantores se encontram através da música - com direito à Paul Simon cantando em português. Relembre a parceria na faixa Vendedor de Sonhos, em 1988:

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.