PUBLICIDADE

Morre Roy Hargrove, um dos grandes trompetistas do jazz

Músico, que sofria de doença renal crônica, teve uma parada cardíaca aos 49 anos na sexta, dia 2, em Nova York[

PUBLICIDADE

Foto do author Antonio Gonçalves Filho

Roy Hargrove, o trompetista norte-americano que tocou ao lado de figuras lendárias do jazz como Oscar Peterson e Jackie McLean, morreu na sexta-feira, 2, à noite, aos 49 anos, em Nova York. Ele sofria de uma doença renal crônica e morreu de uma parada cardíaca. Descoberto por Wynton Marsalis quando era um jovem estudante, nos anos 1980, Hargrove começou sua carreira há 30 anos e, após um ano frequentando a Universidade de Música de Boston, lançou seu primeiro disco, Diamond in the Rough(1990). Logo ele encontrou seus pares, músicos que gostavam de experimentar novas linguagens, como o saxofonista Antonio Hart e o baixista Christian McBride.

O trompetista Roy Hargrove (à direita), que foi descoberto por Wynton Marsalis Foto: The New York Times

PUBLICIDADE

Associado a um movimento conhecido como neo-soul na virada do século, Roy Hargrove desenvolveu na época um projeto híbrido chamado RH Factor, que transitava entre o bebop, o hip-hop e o blues, embora tenha mantido um vínculo estreito com a tradição das baladas.

Nesse sentido, seu disco mais palatável chama-se Moment to Moment, que, além da canção-titulo, tema do filme Por um Momento de Amor (1966), composto por Henry Mancini, tem composições de Johnny Mercer (A Time to Love) e Tom Jobim (Insentatez). Todas interpretadas no mais delicado estilo Chet Baker e acompanhado por cordas.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.