Patti Smith passou mal e caiu durante sua performance com o grupo Soundwalk Collective em São Paulo nesta quarta-feira, 29, no Teatro Cultura Artística. Cerca de 690 pessoas estavam na plateia para assistir ao show Correspondences, onde a poeta do punk declama textos à frente de projeções e efeitos sonoros.

Com cerca de 30 minutos de apresentação, a cantora norte-americana de 78 anos desabou no chão e logo foi amparada pelos colegas de espetáculo.
Em seguida, o público gritou por médicos e mais pessoas vieram ao palco. Ela, lentamente, foi erguida e levada em uma cadeira de rodas. A apresentação precisou ser interrompida.
Passaram-se 15 minutos depois da queda, Patti voltou ao palco, disse que estava doente e que precisava encerrar o show. Ela chorou enquanto proferiu o seguinte discurso:
“Olá a todos, sinto muito, e estou ansiosa por estar aqui, este é um país tão lindo e uma cidade maravilhosa, mas eu sempre pensei, e penso ainda mais agora, que o mais belo aqui são as pessoas. Vocês foram tão pacientes, e infelizmente eu adoeci, e o médico disse que eu não posso continuar, então teremos que resolver algo, e eu me sinto muito mal, mas eu gostaria de cantar uma pequena canção que eu consigo cantar, então eu vou, e espero, por favor me perdoem, então esta pequena canção é uma canção sobre as provações pelas quais passamos, mas também é sobre grande esperança, e eu quero cantá-la para vocês com muita gratidão”, disse a artista, antes de entoar a singela Wing, de 1996, a capella.
Por fim, ela ainda teve forças para cantar o hit Because The Night, coescrito com Bruce Springsteen em 1978, com a ajuda do público, antes de deixar o cenário definitivamente.
“Patti Smith estava com uma forte enxaqueca nos últimos dias e sentiu tonturas no palco durante a performance de hoje. Ela está sendo acompanhada pelos melhores médicos e pela equipe. Foi um momento muito marcante para todas as pessoas presentes. Agradecemos à Patti e ao Soundwalk Collective pelo cuidado com o público, e a todos pelo suporte dado durante o ocorrido. Tão logo tenhamos informações sobre a performance de amanhã, compartilharemos em nossos canais. Contamos com a compreensão de todos”, afirma um comunicado compartilhado pelas redes sociais do Teatro Cultura Artística.
O perfil do Soundwalk Collective no Instagram afirmou que ela voltará ao palco nesta quinta-feira, 30. “Ela estará de volta ao palco amanhã à noite. Patti diz que está imensamente grata pela paciência e perdão de vocês, e manda seu amor a todos que foram ao show”, informa a nota.
Em sua agenda no Brasil, Patti também planeja inaugurar a exposição A Amazônia, que ficará aberta ao público entre os dias 1 e 8 de fevereiro na galeria Mendes Wood DM, na Casa Iramaia, no Jardins.
A cantora é um dos nomes mais importantes da história do rock. Seu álbum de estreia, Horses (1975), é considerado um dos melhores trabalhos da música pop no século 20. Referência também no ramo literário, ela já publicou títulos como Só Garotos, O Ano do Macaco e Um Livro dos Dias.