Ex-vocalista do Iron Maiden, Paul Di’Anno morre aos 66 anos

Músico morreu nesta segunda-feira, 21, conforme comunicado da gravadora do artista; ele se apresentou mais de 100 vezes no Brasil

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Paul Di’Anno, ex-vocalista do Iron Maiden, morreu aos 66 anos nesta segunda-feira, 21. A causa da morte não foi informada.

A gravadora que representava o artista enviou comunicado ao Metro.uk. “Após deixar o Iron Maiden, Paul Di’Anno teve uma longa e intensa carreira musical com a Battlezone e Killers, além de diversas gravações solo e participações especiais. Apesar de enfrentar sérios problemas de saúde nos últimos anos, que o fizeram se apresentar em uma cadeira de rodas, Paul continuou a entreter seus fãs ao redor do mundo, realizando mais de 100 shows desde 2023″.

Apresentação de Paul Di’Anno, vocalista da formação original da banda inglesa Iron Maiden, no palco Rock da Praça da República dentro do programação do Virada Cultural 2008 Foto: Renato Luiz Ferrreira/AE

O cantor morreu em sua casa em Salisbury, na Inglaterra. Ele daria uma entrevista neste domingo para a rádio Planet Rock, porém foi cancelada.

Nos últimos anos, Di’Anno dependia de uma cadeira de rodas para se movimentar. Devido a problemas nas pernas e outras questões de saúde, o vocalista passou por várias cirurgias, mas se esforçava para estar no palco.

Publicidade

Apresentação de Paul Di'Anno em Brasília, em 2006, no Festival de Rock Porão do Rock  Foto: Adriano Machado/AE

PUBLICIDADE

Segundo o site setlist.fm, o Brasil foi o destino mais visitado por ele durante a carreira. Foram 115 apresentações no País, inclusive em cidades como Aracaju, Teresina e Maringá. Sua última turnê na região foi em 2023.

Di’Anno nasceu em Chingford, leste de Londres, em 17 de maio de 1958, e marcou sua carreira como primeiro vocalista oficial do Iron Maiden, um dos maiores expoentes do heavy metal. Iron Maiden (1980) e Killers (1981) são os dois discos de Paul com o grupo.

A principal versão sobre a saída de Paul Di’Anno do Iron Maiden é que ele passou a acreditar que sua voz não se encaixava na proposta da banda, já que o estilo dele era mais próximo do punk rock.

A vida desregrada do músico foi detalhada no livro The Beast, não traduzido no Brasil. O trabalho inclui histórias e comentários sobre Di’Anno escritos por ex-companheiros de banda, incluindo Dennis Stratton, John Wiggins e Steve Hopgood. A publicação foi controversa por retratos de abuso de várias drogas e relatos de violência.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.