![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/AX3KL5ZLBVDKHEV7BYJHPCYQLU.jpg?quality=80&auth=e3f8820a46edbd006a2d354dceaa4710158da6e1972cfe28fa4cb7f859eb374a&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/AX3KL5ZLBVDKHEV7BYJHPCYQLU.jpg?quality=80&auth=e3f8820a46edbd006a2d354dceaa4710158da6e1972cfe28fa4cb7f859eb374a&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/AX3KL5ZLBVDKHEV7BYJHPCYQLU.jpg?quality=80&auth=e3f8820a46edbd006a2d354dceaa4710158da6e1972cfe28fa4cb7f859eb374a&width=1200 1322w)
A revista Paste, dos Estados Unidos, elegeu os 300 melhores discos da história da música. A difícil e polêmica missão ficou a cargo de especialistas e colaboradores da publicação. O Brasil foi representado por dois álbuns na lista, curiosamente, lançados no mesmo ano de 1972: Clube da Esquina, de Milton Nascimento e Lô Borges, foi incluído no TOP 10 do ranking, ficando em nono lugar, enquanto Acabou Chorare, dos Novos Baianos, ficou com a 51ª posição.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/QJV6K2XX5JGZPLAS7LW4ND5HV4.jpg?quality=80&auth=0dce1736ac816c1706f2e9506d73c0da0683741cb18d0333946c54087ba2f7c9&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/QJV6K2XX5JGZPLAS7LW4ND5HV4.jpg?quality=80&auth=0dce1736ac816c1706f2e9506d73c0da0683741cb18d0333946c54087ba2f7c9&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/QJV6K2XX5JGZPLAS7LW4ND5HV4.jpg?quality=80&auth=0dce1736ac816c1706f2e9506d73c0da0683741cb18d0333946c54087ba2f7c9&width=1200 1322w)
Classificado como “retumbante”, Clube da Esquina ganhou destaque na publicação pela mistura de folk, pop barroco e um toque de psicodelia que dão o tom versátil e atemporal do álbum: “O Clube da Esquina se inspira tanto nos Beatles quanto em Chopin - criando um dos projetos sul-americanos mais ricos já compostos”, escreve o crítico Matt Mitchell.
Já Acabou Chorare faz “uma mistura perfeita de rock e samba”, escreve o crítico. “Instrumentalmente, Acabou Chorare é impressionante; liricamente, o álbum é esperançoso em um momento em que não deveria”, dando destaque para o contexto da Ditadura Militar pela qual passava o Brasil na época.
![](https://www.estadao.com.br/resizer/v2/BLTNKE4XSZMVNJC23CDCSCSL2A.jpg?quality=80&auth=97497cf86bdbaca060c36b2a3b82cc3dbec473536cff4269b99ff1e56ea80728&width=380 768w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/BLTNKE4XSZMVNJC23CDCSCSL2A.jpg?quality=80&auth=97497cf86bdbaca060c36b2a3b82cc3dbec473536cff4269b99ff1e56ea80728&width=768 1024w, https://www.estadao.com.br/resizer/v2/BLTNKE4XSZMVNJC23CDCSCSL2A.jpg?quality=80&auth=97497cf86bdbaca060c36b2a3b82cc3dbec473536cff4269b99ff1e56ea80728&width=1200 1322w)
O primeiro lugar da lista ficou com Stevie Wonder, com Songs in the Key of Life, de 1973: “O mundo não sabia como fazer música até Stevie Wonder começar a fazê-la, e o melhor álbum de todos os tempos é seu álbum duplo magnum opus”, escreve Matt Mitchell.
Na sequência, a banda The Cure - que esteve no Brasil no ano passado - ocupa o segundo lugar com o seu clássico Disintegration, seguido por Kate Bush, com Hounds Of Love, com a canção Running Up That Hill, que viralizou recentemente por conta da série Stranger Things.
A lista vai de encontro ao recente ranking divulgado pela Apple Music, que não contou com nenhum nome brasileiro ou latino. Porém, ainda há predominância dos álbuns lançados por músicos norte-americanos ou europeus.
Leia também:
Confira o TOP 10 do ranking da revista Paste:
- Stevie Wonder: Songs in the Key of Life (1976)
- The Cure: Disintegration (1989)
- Kate Bush: Hounds of Love (1985)
- Prince: Sign o’ the Times (1987)
- The Beatles: Abbey Road (1969)
- OutKast: Stankonia (2000)
- Fishmans: Long Season (1996)
- Nina Simone: Wild is the Wind (1966)
- Milton Nascimento & Lô Borges: Clube da Esquina (1972)
- The Beach Boys: Pet Sounds (1966)