Mais de 100 milhões de fãs da boyband de k-pop BTS assistiram a um show online do grupo no sábado, 10, segurando bastões de luz e compartilhando mensagens em uma sala de bate-papo.
Intitulado Map of The Soul ON: E, o evento virtual aconteceu depois que o grupo de sete integrantes descartou o plano inicial de realizar um show presencial para um público limitado, em linha com as restrições de distanciamento social impostas pelo governo sul-coreano. A banda já havia cancelado as turnês mundiais planejadas.
Até 114 milhões de fãs assistiram ao show, impulsionados pelo sucesso de Dynamite, primeira música do BTS inteiramente em inglês que liderou a parada de singles da Billboard Hot 100 no mês passado.
“Vocês não estão aqui, mas eu sinto vocês aqui, como se eu pudesse ouvir seus gritos, e da próxima vez vamos realmente estar aqui juntos”, disse o vocalista V, ou Kim Tae-hyung, aos fãs.
Desde a estreia em 2013, o BTS lidera uma mania global de k-pop com músicas e danças cativantes e otimistas, e também letras e campanhas sociais destinadas a empoderar os jovens.
Em Seul, um pequeno grupo se reuniu em um café com o tema BTS, administrado por fãs, para assistir ao show, embora usando máscaras e mantendo distância uns dos outros.
“As canções deles deram conforto nestes tempos difíceis e me tornei uma fã”, disse An Ji-won, de 40 anos, depois de cair em lágrimas enquanto assistia ao show.
“Eles cantam para dizer que tudo vai ficar bem e para animar, e acho que é por isso que todos os fãs ao redor do mundo os amam.”
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.