Taylor Swift começa turnê no Brasil nesta sexta; veja setlist e o que esperar dos shows

Cantora faz três apresentações no Engenhão, no Rio de Janeiro, neste final de semana, e depois segue para outras três no Allianz Parque, em São Paulo

PUBLICIDADE

Foto do author Julia Queiroz

A cantora Taylor Swift começa, nesta sexta-feira, 17 de novembro, uma série de seis shows no Brasil. Ela se apresenta hoje, sábado, 18, e domingo, 19, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. Em seguida, segue para São Paulo, onde sobe no palco do Allianz Parque nos dias 24, 25 e 26.

A passagem da turnê The Eras pelo País tem causado frenesi desde que foi anunciada em junho, com forte comoção dos fãs nas redes sociais e disputa por ingressos. A mobilização foi tanta que gerou protestos contra a ação de cambistas, envolveu o Procon e a Polícia Civil e culminou até na sugestão de um PL que cria a “Lei Taylor Swift”.

Taylor Swift durante show da 'The Eras Tour ' em Los Angeles, nos Estados Unidos. Foto: Michael Tran / AFP

PUBLICIDADE

A euforia tem relação com o fato de que é a primeira vez de Taylor no Brasil desde 2012, quando veio divulgar o álbum Red e fez uma apresentação fechada para cerca de mil pessoas - lembre aqui como foi. Ela voltaria em julho de 2020 com a Lover Fest, mas a apresentação foi cancelada por conta da pandemia de covid-19.

Agora, o retorno tem tudo para ser mais especial e completo, justamente porque a turnê The Eras percorre todos os 17 anos de carreira de Taylor e os seus dez álbuns de estúdio, uma espécie de homenagem à empreitada da artista de regravar seus seis primeiros discos, cujos direitos comerciais foram vendidos sem a autorização dela.

O que esperar da The Eras Tour no Brasil?

O Estadão acompanhou um dos shows da cantora no SoFi Stadium, em Los Angeles, no início de agosto. A apresentação, inclusive, foi uma das três gravadas para o filme da The Eras Tour, sucesso de bilheteria e atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros.

Publicidade

Foram quase três horas e meia de show, com intervalos breves para a troca de figurinos. Ao todo, Taylor cantou 45 músicas de quase todos os seus álbuns, à exceção do primeiro. Veja aqui como foi e os melhores momentos.

Taylor Swift em show da 'The Eras Tour' em Nova Jersey, nos Estados Unidos.  Foto: Sarah Yenesel/EFE/EPA

O show é dividido em blocos de cada um dos discos, mas eles não são apresentados de maneira cronológica. É marcado não só por números de dança, mas também e, principalmente, por apresentações quase que teatrais e grandes cenários que remetem às eras.

No Brasil, não deve ser muito diferente. O setlist - veja abaixo - deve ser a mesma que tem se repetido em praticamente todos os shows desde o início da turnê. A diferença é o segmento de músicas surpresas, momento no qual Taylor performa duas canções que não foram incluídas no setlist e, teoricamente, que não foram apresentadas em nenhum show anterior.

Um perfil no X (antigo Twitter) compilou em uma thread (sequência de tuítes) todas as canções que a artista ainda não apresentou na turnê e que podem aparecer nos shows do Brasil. Confira:

Público brasileiro

Uma das coisas que será novidade e que os fãs podem ficar de olho é a reação de Taylor ao público brasileiro, conhecido por cantar e gritar muito alto durante shows internacionais. Ela vem de uma sequência de três shows em Buenos Aires, na Argentina, que parecem ter agradado à cantora.

Publicidade

Taylor Swift em show em Buenos Aires, Argentina, na quinta-feira, 9 de novembro.  Foto: Natacha Pisarenko / AP

Uma das apresentações chegou a ser adiada de sexta-feira, 10, para o domingo, 12, devido a um temporal que atingiu a cidade. Ainda assim, Taylor fez todos os três shows marcados no país, se disse impressionada com o barulho do público argentino e prometeu voltar com sua próxima turnê.

Os fãs brasileiros estão se preparando para causar impacto também. Alguns fã-clubes da cantora estão divulgando projetos nas redes sociais, incluindo a ideia de formar as cores da bandeira brasileira com as luzes da plateia. Veja:

Vale pontuar que Taylor não é daqueles artistas que “vai para a galera” - ela não toca nas mãos dos fãs ou desce para a grade como alguns. Mas interage apontando, mandando beijos, fazendo sinais de coração e caras e bocas.

Durante o show, ela para em alguns momentos para conversar com a plateia. Os principais deles acontecem antes de Champagne Problems (na Argentina, por exemplo, ela usou esse espaço para comentar as indicações que recebeu ao Grammy 2024) e durante as músicas surpresa, quando explica as escolhas para o dia.

Antes de Taylor, a cantora Sabrina Carpenter sobe ao palco para fazer o show de abertura. Ela esteve no Brasil recentemente como atração no MITA Festival, que ocorreu em São Paulo e no Rio entre o final de maio e começo de junho. Saiba mais sobre ela aqui.

Publicidade

Provável setlist dos shows da Taylor Swift no Brasil:

  1. Miss Americana & The Heartbreak Prince
  2. Cruel Summer
  3. The Man
  4. You Need To Calm Down
  5. Lover
  6. The Archer
  7. Fearless
  8. You Belong With Me
  9. Love Story
  10. Tis The Damn Season
  11. Willow
  12. Marjorie
  13. Champagne Problems
  14. Tolerate It
  15. …Ready For It?
  16. Delicate
  17. Don’t Blame Me
  18. Look What You Made Me Do
  19. Enchanted
  20. Long Live
  21. 22
  22. We Are Never Ever Getting Back Together
  23. I Knew You Were Trouble
  24. All Too Well (10 Minute Version)
  25. The 1
  26. Betty
  27. The Last Great American Dynasty
  28. August
  29. Illicit Affairs
  30. My Tears Ricochet
  31. Cardigan
  32. Style
  33. Blank Space
  34. Shake It Off
  35. Wildest Dreams
  36. Bad Blood
  37. Música surpresa 1
  38. Música surpresa 2
  39. Lavender Haze
  40. Anti-Hero
  41. Midnight Rain
  42. Vigilante Shit
  43. Bejeweled
  44. Mastermind
  45. Karma

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.