A cantora Taylor Swift começa, nesta sexta-feira, 17 de novembro, uma série de seis shows no Brasil. Ela se apresenta hoje, sábado, 18, e domingo, 19, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão, no Rio de Janeiro. Em seguida, segue para São Paulo, onde sobe no palco do Allianz Parque nos dias 24, 25 e 26.
A passagem da turnê The Eras pelo País tem causado frenesi desde que foi anunciada em junho, com forte comoção dos fãs nas redes sociais e disputa por ingressos. A mobilização foi tanta que gerou protestos contra a ação de cambistas, envolveu o Procon e a Polícia Civil e culminou até na sugestão de um PL que cria a “Lei Taylor Swift”.
A euforia tem relação com o fato de que é a primeira vez de Taylor no Brasil desde 2012, quando veio divulgar o álbum Red e fez uma apresentação fechada para cerca de mil pessoas - lembre aqui como foi. Ela voltaria em julho de 2020 com a Lover Fest, mas a apresentação foi cancelada por conta da pandemia de covid-19.
Agora, o retorno tem tudo para ser mais especial e completo, justamente porque a turnê The Eras percorre todos os 17 anos de carreira de Taylor e os seus dez álbuns de estúdio, uma espécie de homenagem à empreitada da artista de regravar seus seis primeiros discos, cujos direitos comerciais foram vendidos sem a autorização dela.
O que esperar da The Eras Tour no Brasil?
O Estadão acompanhou um dos shows da cantora no SoFi Stadium, em Los Angeles, no início de agosto. A apresentação, inclusive, foi uma das três gravadas para o filme da The Eras Tour, sucesso de bilheteria e atualmente em cartaz nos cinemas brasileiros.
Foram quase três horas e meia de show, com intervalos breves para a troca de figurinos. Ao todo, Taylor cantou 45 músicas de quase todos os seus álbuns, à exceção do primeiro. Veja aqui como foi e os melhores momentos.
O show é dividido em blocos de cada um dos discos, mas eles não são apresentados de maneira cronológica. É marcado não só por números de dança, mas também e, principalmente, por apresentações quase que teatrais e grandes cenários que remetem às eras.
No Brasil, não deve ser muito diferente. O setlist - veja abaixo - deve ser a mesma que tem se repetido em praticamente todos os shows desde o início da turnê. A diferença é o segmento de músicas surpresas, momento no qual Taylor performa duas canções que não foram incluídas no setlist e, teoricamente, que não foram apresentadas em nenhum show anterior.
Um perfil no X (antigo Twitter) compilou em uma thread (sequência de tuítes) todas as canções que a artista ainda não apresentou na turnê e que podem aparecer nos shows do Brasil. Confira:
Público brasileiro
Uma das coisas que será novidade e que os fãs podem ficar de olho é a reação de Taylor ao público brasileiro, conhecido por cantar e gritar muito alto durante shows internacionais. Ela vem de uma sequência de três shows em Buenos Aires, na Argentina, que parecem ter agradado à cantora.
Uma das apresentações chegou a ser adiada de sexta-feira, 10, para o domingo, 12, devido a um temporal que atingiu a cidade. Ainda assim, Taylor fez todos os três shows marcados no país, se disse impressionada com o barulho do público argentino e prometeu voltar com sua próxima turnê.
Os fãs brasileiros estão se preparando para causar impacto também. Alguns fã-clubes da cantora estão divulgando projetos nas redes sociais, incluindo a ideia de formar as cores da bandeira brasileira com as luzes da plateia. Veja:
Vale pontuar que Taylor não é daqueles artistas que “vai para a galera” - ela não toca nas mãos dos fãs ou desce para a grade como alguns. Mas interage apontando, mandando beijos, fazendo sinais de coração e caras e bocas.
Durante o show, ela para em alguns momentos para conversar com a plateia. Os principais deles acontecem antes de Champagne Problems (na Argentina, por exemplo, ela usou esse espaço para comentar as indicações que recebeu ao Grammy 2024) e durante as músicas surpresa, quando explica as escolhas para o dia.
Antes de Taylor, a cantora Sabrina Carpenter sobe ao palco para fazer o show de abertura. Ela esteve no Brasil recentemente como atração no MITA Festival, que ocorreu em São Paulo e no Rio entre o final de maio e começo de junho. Saiba mais sobre ela aqui.
Provável setlist dos shows da Taylor Swift no Brasil:
- Miss Americana & The Heartbreak Prince
- Cruel Summer
- The Man
- You Need To Calm Down
- Lover
- The Archer
- Fearless
- You Belong With Me
- Love Story
- Tis The Damn Season
- Willow
- Marjorie
- Champagne Problems
- Tolerate It
- …Ready For It?
- Delicate
- Don’t Blame Me
- Look What You Made Me Do
- Enchanted
- Long Live
- 22
- We Are Never Ever Getting Back Together
- I Knew You Were Trouble
- All Too Well (10 Minute Version)
- The 1
- Betty
- The Last Great American Dynasty
- August
- Illicit Affairs
- My Tears Ricochet
- Cardigan
- Style
- Blank Space
- Shake It Off
- Wildest Dreams
- Bad Blood
- Música surpresa 1
- Música surpresa 2
- Lavender Haze
- Anti-Hero
- Midnight Rain
- Vigilante Shit
- Bejeweled
- Mastermind
- Karma
*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.