Virada Cultural começa com pane no sistema de som que interrompe show de Gloria Groove

Ela estava em uma performance de grande pressão no show de abertura do evento em 2023 quando alguém ‘tirou a Virada da tomada’

PUBLICIDADE

Foto do author Julio Maria
Atualização:


Quem tirou a Virada Cultural da tomada? Virada, me ajuda, deixa eu voltar!”, disse Gloria Groove, assim que percebeu que ninguém mais ouvia som nenhum. A pane aconteceu na terceira música, depois de ela cantar Leilão. A interrupção levou poucos minutos. Depois, o som foi reestabelecido, mas parou de novo. Os problemas técnicos prejudicaram a fluência de um show, que havia começado em alta temperatura

PUBLICIDADE

A Virada Cultural acontece neste fim de semana em São Paulo. O primeiro show no Anhangabaú começou às 18h deste sábado, a cargo de Gloria Groove.

O apresentador da Globo Manoel Soares havia chegado vestido de gari para apresentar a noite. “Eu vim vestido de gala. Por favor, digam parabéns ao virem uma pessoa vestida assim. Eles merecem.” Às 18h10, Glória Groove foi chamada para estrear o palco Anhangabaú.

O show abriu com A Queda, uma música poderosa, que fez muitas pessoas correrem para a frente dos palcos. Cada uma das cinco torres dispostas na plateia já contavam com dois policiais vigiando os movimentos na plateia.

Show da cantora Glória Groove durante a Virada Cultural 2023 no Vale do Anhangabaú, em São Paulo. FOTO TABA BENEDICTO / ESTADAO Foto: FELIPE RAU

Ultravigiada por um drone da Polícia Militar, alguns homens da Tropa de Choque que se destacavam pela pista e outros soldados da PM colocados em cabines, Glória Groove, mesmo com os problemas iniciais de som, fez um show em paz.

Ao final, o apresentador Manoel Soares revelou que estava falando com o comandante geral da PM e que ele dizia que, até aquele momento, “não havia registro nem de briga de namorados”. Ainda assim, Manoel lembrou que as pessoas deveriam tomar cuidado com os celulares.

Gloria conseguiu reunir um público intenso e participativo para ver seus quase 1h30 de show, o mesmo que ela faz em festivais privados e pagos, como o Lollapalooza. Ali estava tudo, seus hits, seus telões, seus dançarinos e dançarinas.

Publicidade

O público chegava ainda em grande quantidade à Arena Anhangabaú quando seu show terminou, por volta das 19h30.

Começo reforçado

Existe realmente um esquema novo de segurança para a Virada Cultural deste ano. As pessoas que estão chegando ao Vale do Anhangabaú nesta tarde de sábado caminham em zigue zague por corredores separados por grandes. Aos chegarem na entrada, precisam abrir bolsas, mostrar o que levam nos bolsos e passam por sensores. Nunca houve um esquema tão bem montado.


Na pista do Vale do Anhangabaú, a novidade são cinco cabines policiais elevadas em pontos estratégicos. A medida permite que o policiamento perceba o que acontece do alto. Como a estratégia dos bandidos é agir criando tumultos seguidos de arrastões, a visão do alto pode inibir as ações criminosas.

Uma terceira medida, também inédita na Arena Anhangabaú, é a criação de um corredor de segurança central. Ele permite a ação rápida e a infiltração da polícia entre a plateia, o que não houve em 2022.

Todo este esquema de segurança, no entanto, está disposto até metade da pista. O cálculo, visivelmente, é de que o ponto de aglomeração precisa ser mais vigiado do que as zonas distantes, onde o público é menor.


PUBLICIDADE

Palco Anhangabaú (Virada Cultural)

Sábado

  • 18h - Gloria Groove
  • 20h30 - Baiana System
  • 22h - Josyara
  • 23h - Dread Mar I

Domingo

  • 1h30 - Luedji Luna
  • 3h30 - Mv Bill
  • 9h30 - Banda da PM + Daniela Araújo
  • 11h30 - Homenagem Rita Lee por Beto Lee com Paula Lima
  • 12h30 - Filhos da Bahia convida Carlinhos Brown, Reinaldinho e Tonho Matéria
  • 16h - Alceu Valença
  • 18h30 – Iza

Veja aqui a programação completa.

VIRADA CULTURAL 2023 NO VALE DO ANHANGABAU. SHOW DE GLORIA GROOVE FOTO TIAGO QUEIROZ / ESTADÃO  Foto: Tiago Queiroz
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.