Quem se depara com o line up do Rock In Rio pode estranhar um grande nome ali: Will Smith, que foi confirmado como atração musical do festival no domingo, 1. A surpresa é válida, afinal, Smith é conhecido por papéis em filmes como MIB - Homens de Preto, Hitch: Conselheiro Amoroso, Um Maluco no Pedaço e, também como não poderia deixar de ser, pela bofetada que ele deu em Chris Rock no Oscar de 2022.
O que muitos talvez não saibam é que Will Smith começou a carreira na música. Basta lembrar que é ele quem canta o tema de abertura de Um Maluco no Pedaço - ou Fresh Prince Of Bell Air. “Fresh Prince”, inclusive, foi o nome artístico de Will Smith enquanto ele cantava no grupo de hip hop DJ Jazzy Jeff & the Fresh Prince, sucesso entre os anos 1980 e 1990. Foi a partir do sucesso no grupo que veio o convite para estrelar o seriado inspirado em sua vida.
Em 1997 veio o primeiro álbum, Big Willie Style. Sucesso comercial graças à carreira já consolidada de Smith no cinema e TV, a faixa Gettin ‘Jiggy wit It chegou a render a ele um Grammy de Melhor Performance de Rap, em 1999.
Outro hit do álbum foi Men in Black, trilha sonora do filme de mesmo nome.
Apesar de ter a imagem mais associada ao cinema, Smith também foi bem-sucedido na música, tendo vencido 4 Grammys, para além de ter 11 álbuns na conta.
Quando questionado por que deu preferência para a carreira de ator, Will é direto: “Filme paga mais. Sempre que eu queria voltar pra música, o pessoal do cinema me convencia a fazer mais um filme”, disse ao Fantástico.
O Brasil será um dos primeiros países a prestigiar Will Smith agora que ele vem se dedicando mais à música. Ao programa dominical, disse ter passado os últimos meses no estúdio gravando novas canções.
A família Smith já está acostumada a dividir paixões entre a música e a atuação - Jaden, aos 26 anos, se dedica ao cinema e ao rap, e Willow, de 23 anos, também é atriz e, na música, ganhou destaque com seu revival de emo e pop punk.
O Rock In Rio já provou gostar da dobradinha ator-que-canta ou cantor-que-atua. Em 2019, Jack Black, famoso pelo sucesso Escola de Rock, tocou no Palco Mundo com sua Tenacious D. A banda tem em sua essência performances carismáticas e logo conquistou o público - especialmente tendo um brasileiro querido na internet como participação especial, Júnior Groovador.
Leia também:
Will Smith se apresenta no palco Sunset do Rock in Rio no dia 19 de setembro, no mesmo dia de Ed Sheeran e Imagine Dragons.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.