O que se comia à época da Independência? Nova série do History Channel marca parceria com 'Paladar'

Programa 'Aqui Tem História" apresenta em oito episódios inéditos a história e influência dos 200 anos de Independência na gastronomia brasileira

PUBLICIDADE

Perambulando pelo Centro Histórico da capital paulista, não é incomum alguém se perguntar: por que Viaduto “do Chá”? O que comiam os monges do Mosteiro de São Bento? O que se passava na casa da Marquesa de Santos? Essas e outras dúvidas serão exploradas na segunda temporada da série Aqui Tem História, do canal History Channel, que homenageia os 200 anos da declaração de independência do Brasil. Da parceria entre o canal do grupo A&E Network Brasil e o Paladar, editoria de gastronomia do Estadão, o programa de oito episódios, coproduzido pela Studio 750, percorrerá diversos dos principais pontos históricos da cidade apresentando fatos históricos, aspectos gastronômicos e curiosidades a eles vinculados. 

A jornalista especializada em gastronomia Patrícia Ferraz e o historiador Thiago Gomide apresentam a série Foto: Marcelo Chello/Estadão

“Esse projeto une a competência e a qualidade de produção do History Channel com a credibilidade e a originalidade das reportagens do Paladar. Cria, na realidade, um novo caminho para a veiculação de conteúdos que não só informam o público, mas dão também aos nossos leitores e aos assinantes do canal a oportunidade de viver parte da história da Independência por meio de experiências que envolvem aromas e sabores guardados na História ao longo de dois séculos”, diz Eurípedes Alcântara, diretor de jornalismo do Grupo Estado, sobre a nova parceria.

PUBLICIDADE

Criação e produção

A jornalista especializada em gastronomia e colunista do Estadão Patrícia Ferraz e o historiador Thiago Gomide protagonizam a narrativa histórica, que busca relacionar curiosidades históricas, culturais e gastronômicas da capital paulista. Por vezes, tais relações não são nada óbvias, e a própria equipe se surpreendeu e desfrutou do resultado. "O processo de criação dos episódios foi extremamente prazeroso e instigante. Entramos no escuro, eu com a parte histórica e a Patrícia com a gastronômica, e descobrimos, ao longo do processo, como tudo estava interligado", afirma Thiago Gomide, apresentador da série e âncora de programas do History Channel.

Publicidade

Viaduto do Chá Foto: Tiago Queiroz/Estadão

“Nosso papel sempre foi o de apresentar os fatos e seus personagens que marcaram nossa história e que nos ajudam a entender o presente. E este foi o objetivo pelo qual buscamos a parceria do Paladar do Grupo Estado, para acrescentar como, ao longo dos anos, se formou a gastronomia brasileira como conhecemos hoje”, elucida Raul Costa, gerente geral da A+E Networks Brasil, sobre a nova parceria. A parceria marca, ainda, a expansão do Paladar para novas mídias. O prestigiado caderno do Estadão, agora, além da presença no papel e nas redes, alça novos voos nas telas. "Já era hora de o Paladar colocar um pé na televisão e expandir a divulgação do conhecimento gastronômico", celebra Patrícia Ferraz, que há mais de 15 anos pesquisa e escreve sobre gastronomia.

R. Da Quitanda - Centro Histórico de São Paulo Foto: Marcelo D'Santis/Estadão

A série estreia em setembro, mês do bicentenário, no canal History Channel, e cada episódio irá contar as histórias atrás dos fatos, curiosidades e personagens da Independência, abordando também os "sabores" que envolveram essa época da história do Brasil.

Saiba mais em Paladar

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.