A Secretaria Especial da Cultura mudará de comando mais uma vez, de forma provisória, antes mesmo de a atriz Regina Duarte assumir a pasta. Nesta sexta-feira, 7, o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, anunciou a demissão de Janicia Silva, conhecida como pastora Jane, da Secretaria de Diversidade Cultural. Após a dispensa de Roberto Alvim, no mês passado, a reverenda ocupou interinamente a Cultura e já estava acertado que seria adjunta de Regina, ou seja, a número 2 da área.
Regina Duarte vai se reunir, na tarde desta sexta, com o presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, para tratar de suas atribuições e dos problemas que já começaram a aparecer. O Estado apurou que, embora a nota sobre a exoneração de Jane tenha sido assinada por Álvaro Antônio, foi Regina quem pediu a demissão. Nos bastidores, havia comentários de que Jane queria mandar demais e até mesmo passar por cima de Regina e do ministro ao tomar decisões na pasta. Além disso, Álvaro Antônio também se desentendeu com a pastora e não gostava dela.
“Por decisão do Ministro do Turismo, Marcelo Alvaro Antonio, a Secretária de Diversidade Cultural da Secretaria Especial de Cultura, Janicia Silva, será exonerada nesta data. Ainda não há nenhuma definição sobre quem irá ocupar o cargo”, diz a nota divulgada nesta sexta. No governo de Jair Bolsonaro, a Cultura está subordinada ao guarda-chuva do Turismo.
Álvaro Antônio pretende nomear outro interino para assumir o comando da secretaria até que Regina resolva questões pessoais e possa assumir o cargo. A posse da atriz está prevista para o próximo dia 19, mas a data ainda pode ser mudada. Regina foi procurada pelo Estado, mas sua assessoria disse que ela não se manifestaria.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.