Quer beber, namorar e admirar SP do alto? Veja sugestões de rooftops

Eles estão por toda a cidade, do centro à zona leste, passando pelo Itaim Bibi, o importante é aproveitar a vista

PUBLICIDADE

Foto do author Gilberto Amendola
Atualização:

Admirar São Paulo do alto. Beber, comer, namorar e curtir um som enquanto a cidade descansa (ou não) aos nossos pés. Não existe uma explicação única para o sucesso e a proliferação de rooftops pelas grandes capitais.

O fato é que os rooftops estão na moda - mesmo aqueles que já estão entre nós (ou acima de nós) há muito anos. Por isso, fizemos uma pequena lista dos lugares para se sentir nas alturas. Vem, sobe esse elevador com a gente...

*

Pôr-do-sol visto a partir do Terraço Itália, centro de São Paulo. Foto: Julio Szymanski/FotoRepórter/AE

Um clássico da cidade é o Terraço Itália. Ambiente familiar, romântico (pedidos de casamento são comuns no espaço). Talvez uma das visitas obrigatórias para quem estiver fazendo turismo em SP. Para mais informações, leia aqui.

Endereço: Terraço Itália: Av. Ipiranga, 344 - 41º andar - República.

PUBLICIDADE

Pertinho do Terraço Itália, tem um espaço relativamente novo o The S. Bar, no Circolo Italiano. Em clima de clube de jazz, a casa tem um jeito Frank Sinatra de ser (o S. do seu nome é, claro, de Sinatra). Neste prédio icônico da Avenida Ipiranga, o cliente se sente quase que como parte do Rat Pack (grupo formado nos anos 1950 e 1960 por nomes como o do próprio Frank Sinatra, Dean Martin, Sammy Davis Jr. e outros). Leia mais aqui.

Publicidade

Endereço: The S. Bar: The S. Avenida Ipiranga, 344 - Circolo Italiano - 1 andar.

Outro espaço novo na cidade é Reserva Rooftop, localizado na região do Jardim das Perdizes. O diferencial deste rooftop é o foco no churrasco (não à toa a estrela da casa é uma parrilla). O menu foi desenvolvido pelo chef Roberto Ravioli. O Reserva está situada no novo bairro conceito na zona oeste da cidade, entre os distritos da Barra Funda e Água Branca: o Jardim das Perdizes O Reserva Rooftop conta com vista privilegiada para os frequentadores que poderão visualizar os mais de 45 mil m² de área verde do Parque, idealizado e construído pela Tecnisa. Mais informações aqui.

Endereço: Reserva Rooftop: Rua Marc Chagall, Jardim Perdizes

Por falar em bairro, lá no bairro do Bixiga também tem um rooftop bacana, o do Jamile Restaurante. No terceiro andar, é possível ter uma visão ampla do tradicional Bixiga. O espaço é reservado para festas e eventos. Conheça melhor o Jamile restaurante aqui.

Endereço: Jamile Restaurante: R. Treze de Maio, 647 - Bela Vista

Publicidade

Área externa do Baleia Rooftop, que ofecer boas opções no cardápio e na carta de drinques Foto: Neuton Araújo

No final do ano passado, a Faria Lima ganhou o Baleia Rooftop - localizado no quarto andar do edifício B32, no coração da avenida Faria Lima. No comando da casa estão os empresários Jair Coser, seu filho Ângelo Coser e a sócia Mara Santalla. O responsável pelo cardápio é o chef Flávio Miyamura, que já atua no asiático Dasian, instalado no térreo do B32. O menu de coquetéis ficou por conta do mixologista e bartender Marco De La Roche. Leia mais sobre o Baleia Rooftop aqui.

Endereço: Baleia Rooftop: R. Lício Nogueira, 92 - Itaim Bibi

Também recém-inaugurado, o restaurante Mii Rooftop está localizado no último andar do complexo. Além da cozinha com pratos à base de frutos do mar, toda a decoração tem inspiração na cultura grega, tanto na parte interna, quanto na parte externa. Além disso, o espaço possui um lago artificial com peixes ornamentais. Conheça melhor o Mii Rooftop aqui.

Endereço: Mii Rooftop: R. Cândido Lacerda, 33 - Jardim Analia Franco

Alguns rooftops já são clássicos na cidade. O 033 Rooftop, por exemplo, ocupa o terceiro e último pavimento do Teatro Santander. Ele fica dentro do Complexo WTJK e a 20m de altura, acima da Marginal Pinheiros. O Rooftop 033 possui mais de 1000m² de área e terraço externo com área de 200m². Leia mais sobre o 033 Rooftop aqui.

Publicidade

Endereço: 033: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 - Vila Olímpia

Já o Vista Restaurante está inserido em um cenário privilegiado. De um lado está o Parque do Ibirapuera, do outro, o Obelisco, atrás, o Instituto Biológico. Ele ocupa boa parte da cobertura do Museu de Arte Contemporânea, o MAC-USP. Imperdível. Mais sobre o Vista Restaurante.

Endereço: Vista Restaurante: Cobertura do MAC USP - Av. Pedro Álvares Cabral, 1301 - 8o andar - Vila Mariana

No centro da cidade existe uma concentração de rooftops. Perto do Largo do Paiçandu está o mais informal deles, A Balsa. O terraço, aberto às quintas e sextas (esporadicamente em outros dias), fica no quinto andar de um prédio comercial. Ao seu redor, é possível avistar o Viaduto do Chá, o Edifício Martinelli e o Vale do Anhangabaú. Normalmente, a música não é alta e as festas não ultrapassam as 23 horas. Trata-se de um local para conversar, tomar uma bebida de forma despretensiosa. Às vezes, abre para saraus, shows e peças de teatro. Aqui tem um pouco mais sobre o A Balsa Bar.

Endereço: A Balsa: 4º andar e terraço, R. Cap. Salomão, 26 - Centro Histórico

Publicidade

Restaurante Esther Rooftop no terraço do edifício Esther no centro de São Paulo. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

Perto dali, mais especificamente na frente da Praça da República, já é possível encontrar um terraço mais formal, o restaurante Rooftop Esther, dos chefs franceses Benoit Mathurin e Olivier Anquier. Localizado em um edifício histórico, considerado o primeiro de inspiração Bauhaus na cidade, o restaurante tem ambiente tranquilo, bom para reuniões familiares, jantares românticos ou um vinho ao cair da tarde. Aqui dá para ler um pouco mais sobre o Esther.

Endereço: Rooftop Esther: R. Basílio da Gama, 29 - República

Ambiente e vista do bar Botâma, na varanda do Priceless Foto: Diego Emes

Já no edifício Alexandre Mackenzie, prédio construído em 1929 para ser a sede da Light e onde hoje funciona o Shopping Light, existe o Priceless. Trata-se de um complexo gastronômico com um restaurante, um bar, um espaço de intervenções artísticas, um ponto de café e um rooftop com vista para o Theatro Municipal. Leia mais sobre o Priceless.

Endereço: Princeless: Shopping Light - Acesso pelo estacionamento - R. Formosa, 157 - Centro Histórico.

Ainda na região, é possível trocar a tranquilidade do Esther por uma balada da moda, a Tokyo. Em seu rooftop, a maioria ainda não bateu nos 30 anos. O som é o rock (muita coisa dos anos 1980 e 1990) e o espaço é altamente “instagramável” - ou seja, bom para quem quer publicar fotos no Instagram. Aqui tem mais sobre a Tokyo.

Publicidade

Endereço: Tokyo: Rua Major Sertório 110.

Blue Note, filial paulistana do clube de jazz nova-iorquino Foto: Marcelo Ferreira

Vamos para a Paulista? Lá no prédio do Conjunto Nacional encontramos o clube de Jazz Blue Note (primo-irmão do tradicional bar de jazz de Nova York). O espaço não tem exatamente um rooftop, mas uma varanda com vista privilegiada para a Avenida Paulista (e já se transformou no espaço mais disputado do clube). Na mesma região, vale destacar o The View Bar, na Alameda Santos, e o Sky Hall Terrace Bar, na Juscelino Kubitschek. Leia mais sobre o Blue Note.

Endereço: Blue Note: Av. Paulista, 2073; e The View: Alameda Santos, 981 - 30º andar

Como se vê, os hotéis também investiram em seus rooftops. É possível encontrar esse tipo de espaço no WZ Hotel Jardins (Tetto Rooftop Lounge), no Hotel Unique (Skye), no Tivoli Mofarrej (Seen).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.