Enfim, a animação Caverna do Dragão encontrou o seu final. O desenho, criado em 1983 nos Estados Unidos, se tornou famoso por jamais exibir o seu último capítulo. A obra, baseada no universo do jogo de RPG Dungeons & Dragons, se tornou um sucesso no Brasil durante a década de 1980, mas foi cancelada antes que o seu último episódio fosse produzido.
Com isso, os fãs da saga tiveram de esperar 41 anos para que o desfecho das aventuras de Hank, Eric e companhia fossem revelados. Na tarde desta sexta-feira, 13, a conclusão da história finalmente chegou. A Hasbro, em parceria com a Ogilvy Brasil e os estúdios brasileiros Nonsense Creations e Os Bonequinhos, produziu o episódio final da animação. Assista no topo da página.
Ao longo de três temporadas, o desenho acompanhou um grupo de adolescentes transportados para um reino medieval fantástico. A animação segue os desafios dos jovens para descobrir o que os levou até o novo mundo e o que deve ser feito para que eles possam retornar em segurança para casa.
Intitulada O Episódio Perdido, a produção nacional foi encabeçada por Alexandre Ottoni e Deive Pazos — os fundadores do site Jovem Nerd. O capítulo, que tem quase 15 minutos de duração, foi roteirizado por Pazos e pelo escritor Fabio Yabu. Segundo os roteiristas, a narrativa foi inspirado nas inúmeras teorias criadas pelos fãs da obra ao longo das últimas quatro décadas.
Leia também
O desenho também conta com o retorno de todos os dubladores brasileiros originais da obra — Ricardo Schnetzer como Hank, Marlene Costa como Sheila, Mario Jorge como Eric, Mônica Rossi como Diana, Nizo Netto como Presto, Pedro Alcântara como Bobby, Glauco Marques como Vingador, Walter Cruz como Mestre dos Magos e Guilherme Briggs como Muk e Uni.
A animação, feita em stop motion, foi encenada com a linha de bonecos lançada pela Hasbro em 2022. À época, a empresa de brinquedos reviveu a marca para promover o lançamento do filme Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes.