É nesta quinta-feira, 13, às 18h, que os fãs da eterna Rainha dos Baixinhos e o público em geral vão descobrir detalhes sobre o que de fato acontecia quando a porta da famosa nave espacial rosa e brilhante se fechava. Xuxa, O Documentário, da Globoplay, conta a história de vida e profissional da apresentadora que marcou uma geração, se transformando em um fenômeno pop ao longo de mais de quatro décadas de carreira.
Enquanto a série documental, com direção-geral de Pedro Bial, não é liberada no streaming de vídeos do Grupo Globo, vamos relembrar tudo o que já sabemos sobre a produção a seguir:
Xuxa, O Documentário será exibida em cinco episódios, um a cada semana, sempre às quintas-feiras. E contará com diversas imagens dos programas antigos de Xuxa Meneguel. Nos anos 1980, ela ficou conhecida por apresentar atrações infantis como o Clube da Criança ( da extinta TV Manchete) e o Xou da Xuxa (Globo).
Depoimentos dados por Xuxa ao longo das décadas, assim como entrevistas exclusivas para a série estarão presentes. Também haverá citação a nomes conhecidos do público ao longo dos cinco episódios, como Pelé, Ayrton Senna, Marlene Mattos, Sérgio Mallandro, Renato Aragão, Boni e Michael Jackson.
A apresentadora afirmou que não se trata meramente de uma produção em tom de exaltação: “Não é aquele documentário para dizer: ‘Eu me amo’. Vocês vão me ver frágil, vocês vão me ver acolhida, vocês vão me ver de todas as maneiras”, disse.
Um dos principais destaques foi um trecho do reencontro de Xuxa com a ex-empresária, Marlene Mattos, em frente às câmeras, com quem não conversava havia 19 anos. O reencontro, orquestrado pelo jornalista Pedro Bial, rendeu um episódio inteiro da série documental.
No trecho divulgado, a empresária argumenta que “acertou muito mais do que errou”. “O mundo não é isso que você quer que seja... Você era uma marionete na minha mão e eu usava você para fazer outras pessoas de marionete”, declarou Marlene à apresentadora.
Em entrevistas, Xuxa disse que o reencontro foi muito mais do que uma “lavação de roupa suja”. “Eu tive que passar por isso”, desabafou. Em outro momento, a ex-empresária declara que é exigente em um nível que “chega a ser cruel”.
“Eu não sei ser condescendente com gente burra, sabe? Eu sou exigente? Sou. Chego a ser cruel? Sou, sou. Mas, olha: eu sei fazer as coisas. Quando eu me proponho, eu sei fazer as coisas”, disse Marlene no trecho reproduzido.
“Tenho medo das pessoas olharem para você e falarem: ‘Nossa, que monstro essa mulher!”, diz Xuxa em relação à possível repercussão do documentário. “Os teus fãs já me veem assim”, responde Marlene.
A empresária dirigiu a apresentadora nos programas Xou da Xuxa, Xuxa Park e Planeta Xuxa. A relação das duas era tão próxima que Marlene foi escolhida para ser a madrinha de batismo de Sasha Meneghel.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.