O musical Vital - O Musical do Paralamas estreia nesta sexta-feira, 11, no Teatro Claro Mais, no Rio de Janeiro. O espetáculo repassa a carreira de uma das bandas mais importantes do rock brasileiro, Os Paralamas do Sucesso, há mais de 40 anos formado por Herbert Vianna (voz e guitarra), Bi Ribeiro (baixo) e João Barone (bateria).
No palco, eles serão interpretados por Rodrigo Salva (Herbert Vianna), Franco Kuster (João Barone) e Gabriel Manita (Bi Ribeiro). Nando Motta é alternante no papel de Herbert Vianna. Todos foram selecionados por meio de audições. Mais de 600 atores participaram da seleção. O musical está previsto para estrear em São Paulo em maio de 2025.
Com texto de Patrícia Andrade, a mesma de espetáculos como Elis, A Musical e Cássia Eller - O Musical, e direção de Pedro Brício, o Musical do Paralamas traz histórias como o primeiro show do grupo no Circo Voador, abrindo a noite para Lulu Santos, e a estreia da banda no Rock in Rio.
Em ordem não cronológica, o roteiro também aborda o estouro nacional do grupo nascido no Rio de Janeiro e o trágico acidente sofrido por Herbert Vianna em 2001.
O nome do musical - Vital - O Musical dos Paralamas - faz alusão ao primeiro sucesso da banda, Vital e Sua Moto, composição de Herbert que começou a tocar na rádio Fluminense - conhecida como A Maldita - e ajudou a banda a ficar conhecida. A música foi lançada no álbum Cinema Mudo, o primeiro do trio.
Quem esteve perto da direção e participou da escolha do elenco foi o empresário José Fortes, que está com a banda há mais de 40 anos. Fortes, conhecido como o “quarto paralama”, conheceu Herbert na Faculdade de Arquitetura e aceitou ser empresário dos amigos quando quando o grupo ainda fazia seus primeiros shows, em 1983. Fortes será interpretado pelo ator Hamilton Dias. O elenco ainda tem nomes como Barbara Ferr, Herberth Vital, Ivanna Domenyco, Maria Vitória Rodrigues, Pedro Balu e Rodrigo Vechi.
A história do Paralamas também foi contada recentemente pelo baterista João Barone no livro 1, 2, 3, 4, Contando o tempos com Os Paralamas do Sucesso (Máquinas de Livros, R$ 89).
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.