Ary Toledo morreu aos 87 anos de neste sábado, 12. O humorista seguia em atividade, mas já não aparecia tanto na TV nos últimos anos por conta da idade avançada e problemas de saúde. Em 4 de junho de 2023, ele foi ao palco do Programa Silvio Santos pela última vez para prestar uma homenagem ao comunicador e aos 60 anos da atração.
Leia também
Em uma cadeira de rodas, foi recepcionado por uma sorridente Patricia Abravanel, a filha do criador do SBT que ‘herdou’ o lugar do pai aos domingos: “Que alegria tê-lo aqui!”.
Ary Toledo, então, fez seu discurso, rodeado por antigos colegas do Show de Calouros, como Nelson Rubens e Leão Lobo, e já emendou a primeira piada: “Nesse momento eu estou bastante emocionado. Eu e o Silvio nos conhecemos há mais de 50 anos. Você não lembra, ainda era espermatozoide na época.”
“Eu fazia parte do quadro Show de Calouros, com brilhantes e inesquecíveis amigos. Eu fico emocionado. Essas duas décadas, de 80 e 90, me transportam para a data de hoje onde eu chego à conclusão de que esse mundo é muito pequeno e o tempo é muito curto. Parece que a gente se encontrou esses dias. E está todo mundo aqui, os colegas, a gente fica emocionado”, continuou.
Em seguida, o humorista mandou um recado ao apresentador, que não participou da gravação, mas assistiu em casa: “Essas datas me transportam pra quando o Silvio me desafiava e eu contava as piadas que o Silvio sugeria. Eu nunca perdi para você, hein Silvio!”
“Reservei duas piadas q ue você adorou. E uma, inclusive, fiz para você. Fico bastante emocionado por saber que o Silvio, além de ser meu padrinho de casamento, é um grande comunicador, empresário e ser humano, proprietário de um coração que transborda amizade, carinho, proteção e, sobretudo, generosidade”.
“Esse conjunto de valores, Silvio, me estimula a afirmar que você não é apenas parte da televisão brasileira. Você é a própria televisão brasileira”, exaltou Ary Toledo na ocasião.
Na sequência veio uma “piada nova”, segundo ele.
“O departamento financeiro do SBT recebeu um telefonema.
- Você tem 10 minutos para mandar todos os cachês pagos durante este mês.
- Que 10 minutos coisa nenhuma, aqui é SBT, ninguém é Super-Homem! Vai ter que esperar, entrar na fila, tem organização.
- É? Você sabe quem está falando?
- Não sei, não. Quem?
- É o Silvio Santos!
- E o senhor, Silvio, sabe com quem está falando?
- Não sei, não!
- Graças a Deus! [gestos de desligar o telefone].”
Antes de Ary Toledo deixar o palco, Patricia Abravanel evocou a tradicional piada que Silvio Santos não deixava o artista terminar: “Conta para a gente como o elefante se suicida?”. O humorista foi retirado do palco ‘às pressas’ pelos colegas, em tom de brincadeira, e novamente deixou o mistério no ar.
Em outras ocasiões, porém, ele próprio já revelou como a piada acaba: “Ele enfia a tromba no c* e assopra! Aí explode!”. Relembre a última participação do humorista no Programa Silvio Santos no vídeo no início desta reportagem, a partir de 19m45s.
As últimas entrevistas de Ary Toledo
Ary Toledo ainda voltou a aparecer na TV em outras ocasiões depois do Programa Silvio Santos. Em 11 de janeiro de 2024, por exemplo, deu uma longa entrevista ao programa Sensacional, da RedeTV!. É possível assistir à íntegra da conversa abaixo:
Em 18 de agosto de 2024, por ocasião da morte de Silvio Santos, o humorista conversou ao vivo por telefone com jornalistas do SBT durante homenagem. Relembre:
Segundo comunicado do SBT, Ary Toledo também estará presente no documentário Silvio Santos Vem Aí, previsto para estrear em dezembro no streaming +SBT. O material com o humorista foi gravado antes de sua morte.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.