Beleza Pura é a primeira novela do projeto de resgate de clássicos da Globo a entrar no catálogo do Globoplay em 2024. A trama de Andrea Maltarolli exibida em 2008 gira em torno do engenheiro aeronáutico Guilherme Medeiros, vivido por Edson Celulari, um homem egoísta e mulherengo, que acaba de concluir um projeto revolucionário – o Carcará: um helicóptero econômico, silencioso e com design arrojado. Sem saber que o seu projeto foi sabotado, ele vê a sua vida desmoronar ao ser culpado pela morte de cinco pessoas em um acidente aéreo.
Leia também
Ao lado da história de Guilherme, está Joana, interpretada por Regiane Alves, por quem o engenheiro se apaixona. Criada em um orfanato após ter sido abandonada por sua mãe Sônia (Christiane Torloni), ela se dedicou aos estudos e se tornou uma ótima dermatologista.
Além de Regiane Alves, que interpretou sua primeira protagonista na TV na novela, e Celulari, a trama conta com nomes de peso no elenco, entre eles, Carolina Ferraz. A atriz dá vida a Norma Gusmão, uma mulher bem-sucedida, elegante e poderosa, além de apaixonada por Guilherme, que não dá muita atenção a ela. Ressentida, ela arma algumas e chega às últimas consequências para prejudicá-lo.
“Contracenei com excelentes atores, alguns são meus amigos até hoje. Tenho boas lembranças de Beleza Pura, uma novela divertida, boa de fazer, foi um prazer, além de ter sido um sucesso”, conta a atriz em entrevista ao Estadão.
Além do talento da atriz dando vida a mais uma vilã - Carolina também viveu as malvadas Paula de História de Amor (1996), Vanessa de Estrela-Guia (2001) -, a personagem ganhou o coração da internet numa época sem redes sociais. “Adoro interpretar vilãs, acho que qualquer coisa que te obrigue a viver e experimentar sensações e relações que a gente não vive como pessoas físicas são prazerosas, porque eu não tenho o hábito de fazer, de dizer e de me comportar da mesma maneira como os personagens vilões se comportam”, conta.
“Eu gosto de novelas em que os vilões acabam tendo um pouco de humor, uma pitada de subversão, eu acho divertidíssimo. Acaba que você faz uma vilã simpática, engraçada. Não era o caso da Norma Gusmão. A Norma era absolutamente indesculpável, uma personagem realmente cruel”, continua.
Ao se aproximar do final da novela, sua personagem é desmascarada e Guilherme a coloca contra a parede. Em uma cena em que os dois brigam, ele promete que vai colocar ela na cadeia. Norma responde que não vai ser presa porque é rica. A dupla viralizou e “eu sou rica” virou meme quando muita gente ainda nem sabia que o conceito existia. “Eu adoro aquela cena. Estava com um vestido branco, de plumas, loira, gritando com o pulmão cheio que eu não ia para a cadeia, porque nesse país quem tem dinheiro não vai preso. Foi muito emblemático o texto também. Foi uma novela muito divertida, só tenho boas lembranças”, diz.
Outro ponto interessante é que a cena, além do meme, mostra uma falha técnica. No final da cena, quando Norma já está sozinha na sala de seu apartamento, uma câmera aparece ao lado esquerdo da gravação.
Carolina deixa claro que não tem problema nenhum em virar meme e que até se diverte. “Acho uma delícia ser eternizada em uma coisa tão moderna e tão pop como o meme. É engraçado, surge porque muda o preço do tomate, aumenta o valor do dólar, são coisas bem-humoradas”, diz. “Não levo a sério. Sou uma pessoa que consegue se olhar de fora e entender o quanto é emblemático o papel das telenovelas na cultura e na sociedade brasileira como um todo. Tenho muito prazer de ser uma atriz popular, embora não esteja atuando. Até hoje eu sei, quando eu saio, o que as pessoas estão comentando e falando. Costumo dizer que é muito bacana voltar de um jeito tão descomprometido, bem-humorado e com uma outra geração mais jovem através dos memes, gosto muito, explica.
Afastada das telenovelas, mas não da TV - a atriz apresenta o Domingo Espetacular na Record -, Carolina chegou a declara no ano passado que não sentia falta de fazer novela. “Realmente, não sinto vontade de fazer novelas, não me vejo mais fazendo novelas, isso não quer dizer que eu não volte a atuar, eu adoro atuar, eu sou uma atriz, eu estou com saudades, inclusive”, comenta.
Leia também
A atriz disse estar pensando no seu retorno, mas que ainda não tem nada finalizado, a não ser o fato de que não deve voltar a fazer novelas. “Estou tentando escrever um texto, mas é tão complexo e profundo, que eu não sei se consigo. Mas estou sem pudor tentando, porque tentar não faz mal a ninguém”, comenta.
Ainda sem saber o que trará para quem adora a ver atuando, ela dá algumas pistas. “Talvez seja um monólogo, talvez para o ano que vem. Eu já estou com uma vontade de voltar a atuar acesa”, diz.
No entanto, ela compartilha a emoção de ser lembrada por seus papeis na televisão. “Fico muito feliz quando as pessoas falam comigo e dizem que adoram as minhas personagens, que adoram as novelas que fiz, acho uma honra.” Seu último trabalho como atriz também foi na Globo, na novela Haja Coração, remake de Sassaricando, de 2016.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.