Globo cancela exibição do Festival de Parintins após anunciar transmissão; saiba o motivo

Emissora havia apostado no evento após sucesso de Isabelle Nogueira no ‘BBB 24′; em nota, a TV A Crítica, responsável pela transmissão do festival, ressaltou ter sido ‘tratada de forma profissional’ em tentativa de negociação

PUBLICIDADE

Foto do author Sabrina Legramandi

A Rede Globo cancelou, nesta quinta-feira, 13, a exibição do Festival de Parintins, festa folclórica no Amazonas, que seria realizada no final do mês. Em maio, a emissora havia anunciado que transmitiria o evento pela Rede Amazônica, parceira na região Norte, em canais como o Multishow e o Globoplay.

Em nota enviada ao Estadão, a Globo informou não ter conseguido chegar a um acordo com a TV A Crítica, responsável pela transmissão do festival. Em um comunicado compartilhado nas redes sociais, a A Crítica confirmou que ainda irá exibir o evento e ressaltou ter sido “tratada de forma profissional” durante a tentativa de negociação. Leia o pronunciamento completo da emissora amazonense abaixo.

Globo cancela transmissão do Festival de Parintins. Na foto, Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido. Foto: @isabellenogueiraoficial via Instagram

PUBLICIDADE

A Globo afirmou que, apesar do ocorrido, continuará realizando a cobertura do Festival de Parintins. “A riqueza cultural da região esteve sempre presente na programação da Globo, seja através da cobertura local, na beleza de suas histórias e cenários representados na dramaturgia ou pelos artistas e personalidades presentes em programas, musicais e realities”, disse.

O interesse em transmitir o evento surgiu após a participação de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, no BBB 24. Por conta da participação da dançarina, a cidade de Manaus foi a que mais assistiu ao reality neste ano.

A emissora carioca havia planejado três dias de exibição da festa na íntegra de 28 a 30 de junho, além de uma exibição especial na grade no dia 7 de julho. À época, a decisão da Globo de transmitir o Festival de Parintins foi celebrada pelo governo do Amazonas.

Publicidade

“É um desafio fazer essa transmissão, a Globo é a segunda maior emissora do planeta e ela poderia estar cobrindo qualquer outro festival, mas escolheu estar em Parintins. Isso é importante para o estado”, disse o governador Wilson Lima (União Brasil).

Leia o comunicado completo da Rede Globo:

“A Globo iniciou conversas para a transmissão do Festival de Parintins, mas não conseguiu chegar a um acordo com a detentora dos direitos de exibição do evento. A Globo continua interessada em exibir nas suas diversas plataformas, para todo o Brasil e para o mundo, a festa do folclore dos povos da floresta e manterá sua cobertura do jornalismo local e nacional do evento. A riqueza cultural da região esteve sempre presente na programação da Globo, seja através da cobertura local, na beleza de suas histórias e cenários representados na dramaturgia ou pelos artistas e personalidades presentes em programas, musicais e realities.

A formalização do nosso interesse tinha como objetivo integrar o Festival de Parintins ao portfólio de grandes transmissões da Globo, palco das principais festas culturais e populares brasileiras. O evento continuará presente na cobertura nacional do jornalismo da Globo e da Rede Amazônica.”

Nota da TV A Crítica

Em nota, a TV A Crítica informou que não haverá mudança na transmissão do Festival de Parintins na emissora e confirmou que não chegou a um “acordo momentâneo” com a Rede Globo. “Importante mencionar que, durante toda a negociação, fomos tratados de forma profissional por parte do maior grupo de comunicação da América Latina. Valorizamos o respeito e a maneira digna com que as tratativas foram conduzidas, o que infelizmente não aconteceu em âmbito local”, informou um trecho.

Publicidade

Leia a nota completa:

“A Crítica, de forma transparente com a sociedade amazonense e brasileira, e com todo seu amor por Caprichoso e Garantido, vem a público esclarecer os fatos relacionados à transmissão do Festival Folclórico de Parintins.

Empresa genuinamente amazonense, entende a importância do Festival de Parintins para o nosso Estado, nossa Cultura, e acima de tudo, para a nossa gente.

Mesmo com todos os esforços, não houve acordo momentâneo entre as empresas por conta dos objetivos futuros de cada uma das partes.

Importante mencionar que durante toda a negociação, fomos tratados de forma profissional por parte do maior grupo de comunicação da América Latina. Valorizamos o respeito e a maneira digna com que as tratativas foram conduzidas, o que infelizmente não aconteceu em âmbito local.

Publicidade

A Crítica seguirá de mãos dadas com o Festival Folclórico de Parintins e convidamos você a acompanhar conosco todas as emoções na íntegra da maior festa folclórica do mundo nas treze capitais do País em que hoje nos fazemos presentes, e não somente em cinco, e de forma gratuita para o Brasil e para o mundo em nosso canal do YouTube.”

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.