A atriz afro-americana Nichelle Nichols, conhecida por ter interpretado a tenente Nyota Uhura na famosa série de ficção científica Star Trek, morreu na noite de sábado, 30, aos 89 anos, seungo informou seu filho em postagem no Facebook.
"Lamento informar que uma grande luz no céu não brilha mais para nós como há tantos anos. Ontem à noite, minha mãe, Nichelle Nichols, sucumbiu a causas naturais e morreu", revelou o filho da atriz, Kyle Johnson, em rede social.
A mensagem é acompanhada por uma foto da estrela que Nichols tem na Calçada da Fama de Hollywood, em Los Angeles, e na qual foi visto um buquê de rosas.
O retrato de Nichols no papel de Uhura ajudou a quebrar as barreiras raciais na televisão ao retratar uma mulher afro-americana em uma posição de autoridade.
Nichols também compartilhou com o ator William Shatner (Capitão Kirk) um dos primeiros beijos de um casal interracial na televisão americana. A cena em questão ocorreu no episódio que foi ao ar em 1968, em meio à batalha pelos direitos civis dos afro-americanos nos Estados Unidos.
Nichols pretendia deixar a série após sua primeira temporada para trabalhar na Broadway, de acordo com várias entrevistas suas, mas, o reverendo e líder dos direitos civis Martin Luther King Jr. a fez mudar de ideia.
Como ela explicou, Luther King Jr. lhe disse que seu papel na série Star Trek era mostrar às crianças e mulheres da comunidade afro-americana nos EUA que elas poderiam ter os mesmos direitos que os brancos e que, portanto, ela teve que continuar atuando e dando vida à Uhura.
Sua presença na televisão influenciou outros atores, como a afro-americana Whoopi Goldberg, que disse em várias ocasiões que, quando criança e assistia à Jornada nas Estrelas, costumava gritar com a família: "Vamos, vamos rápido. Tem uma mulher negra na TV e ela não é empregada doméstica!".
Depois de seu papel em Star Trek, Nichols trabalhou como porta-voz da Nasa, onde procurou inspirar uma nova geração de astronautas "intrépidos" com desejo de aprender, segundo o site oficial da atriz.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.