Os altos e baixos da trajetória da Eliana no SBT, Record e Globo

Com um grande histórico de programas infantis e como embaixadora do Teleton, veja por onde a apresentadora passou ao longo da carreira

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Eliana deixa o SBT após 15 anos na emissora Foto: @whagnerduarte e @eliana Via Instagram

Eliana Michaelichen, apresentadora do Programa da Eliana no SBT por 15 anos, deixou a emissora recentemente, no domingo, 23. A nova contratada da Globo anunciou sua entrada com um vídeo em suas redes sociais: “O futuro já começou”. Para muito além das telas, ela ficou conhecida como embaixadora do Teleton e por seus trabalhos como empresária da marca Eliana.

Carreira

PUBLICIDADE

Natural de São Paulo, a apresentadora de 51 anos iniciou sua carreira na televisão no programa Festôlandia, no SBT, em 1991. Entretanto, aos 13 anos, em 1986, ela já havia integrado o grupo musical A Patotinha, posteriormente sendo escalada por Gugu Liberato para fazer parte do Banana Split.

Festôlandia durou apenas três meses, devido aos altos custos de produção. Eliana, então, integrou, também no SBT, a Sessão Desenho, que exibia desenhos animados infantis, ocasião em que relançou a canção Os Dedinhos. Ainda na programação infantil, Eliana fundou o Bom Dia & Cia como primeira apresentadora.

A troca de emissoras ocorreu após a tentativa de Eliana em negociar mais espaço na grade do SBT, tendo sido recusada. Na época, a marca Eliana, uma das maiores vendedoras de brinquedos, foi um dos pontos decisivos para sua ida à Record: ela não precisaria deixar a venda dos artigos de lado.

A linha de brinquedos da apresentadora Eliana era extensa: Raspadinha da Eliana, My Model, Flores Mágicas, Dedinhos Mágicos e Forninho Legal da Eliana eram os mais conhecidos.A linha de brinquedos da apresentadora Eliana era extensa: Raspadinha da Eliana, My Model, Flores Mágicas, Dedinhos Mágicos e Forninho Legal da Eliana eram os mais conhecidos. Foto: Mimekety Leilões/Reprodução

A artista assinou um contrato de quatro anos com a RecordTV, na frente do programa infantil Eliana & Alegria, que em 2003 passou a se chamar Eliana na Fábrica Maluca, inspirado pelo filme A Fantástica de Chocolate. Foi somente em 2005 que Eliana abandonou o público infantil e começou a focar no público adulto da emissora.

Publicidade

Em 2009, Eliana retornou ao SBT, já no comando do Programa da Eliana. Ela ficou na emissora até 2024.

Embaixadora do Teleton

Eliana assumiu como embaixadora do Teleton, maratona televisiva anual do SBT que angaria fundos para a Associação de Assistência ao Deficiente (AACD), em 2011. A emissora cede cerca de 26 horas de programação anuais para o evento, que ocorre entre outubro e novembro desde 1998. A apresentadora recebeu uma homenagem do Teleton em 2023.

Vida pessoal

Eliana, nascida na capital paulista em 22 de novembro de 1972, é mãe de Arthur, de 13 anos, com o músico João Marcelo Bôscoli, 54 anos, com quem foi casada de 2008 a 2014. Ela também foi casada com o apresentador Edu Guedes, entre os anos de 2004 e 2007.

Em abril de 2014, a apresentadora engatou em um namoro com Adriano Ricco, com quem é casada até hoje. Os dois são pais da pequena Manuela, nascida em 2017.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.