Courtney Henning Novak, influenciadora americana que viralizou no TikTok após exaltar o clássico brasileiro Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, compartilhou em suas redes qual é seu mais novo vício na cultura do País: a novela Avenida Brasil, que foi ao ar na Globo em 2012.
“Aparentemente o Brasil tem grande prazer em sabotar minha missão #readaroundtheworld”, escreveu ela na legenda de um vídeo publicado nas redes sociais na quarta-feira, 16. A hashtag se refere a um projeto de ler um autor de cada país do mundo – objetivo que levou Courtney a conhecer Machado.
No vídeo, a americana explica que não esperava encontrar uma trama tão envolvente. “Comecei a assistir Avenida Brasil há alguns dias, depois que muitos brasileiros me recomendaram, como uma forma divertida de complementar meus estudos de português”, explicou ela.
A influenciadora, que começou a aprender português depois de se encantar por obras brasileiras, veio ao País pela primeira vez em setembro, para participar do Festival Literário do Museu Judaico (FliMUJ). Clique aqui para ler a entrevista de Courtney ao Estadão.
“Pensei que era algo que eu poderia assistir casualmente, dez minutos aqui, dez minutos ali. Como é chamada ‘telenovela’, assumi que deveria ser como as soap operas (novelas) americanas, que são de péssima qualidade, com as piores atuações possíveis, figurino e cenário horríveis”, contou Courtney.
Leia também
“Mas, aparentemente, o que os brasileiros estavam tentando me dizer era: Esse é um dos melhores programas que você vai assistir, vai ficar imediatamente obcecada e isso vai tomar todo o espaço da sua mente. Minha vida não pertence mais a mim, agora pertence à Avenida Brasil”, brincou ela.
Courtney ainda respondeu aos comentários de alguns seguidores, que indicavam outros títulos para a lista da influenciadora. “Como vocês conseguem fazer qualquer outra coisa com essa TV incrível?”, questionou. “Agora tenho a Carminha como minha professora”, declarou em outro.
A atriz Débora Falabella, que interpretou Nina na novela, comentou no post com vários emojis de coração.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.