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A reinvenção da Maguary

Nas últimas décadas, a marca de sucos Maguary, fundada em 1953 pela família pernambucana Tavares Melo, passou pelas mãos da fabricante de cigarros Souza Cruz e das empresas de alimentos Nabisco e Kraft até retornar ao controle dos fundadores. Readquirida em maio do ano passado da Kraft, a Maguary passou neste ano por uma arrumação da casa, que incluiu a mudança e profissionalização da diretoria com a contratação de executivos de empresas como Louis Dreyfus, Parmalat, Cutrale, e a elaboração de um plano de reposicionamento da marca. "Como a produção de sucos não era a atividade principal das empresas que se revezaram no controle da Maguary, elas acabaram deixando de investir no lançamento de produtos e em publicidade", afirma Paulo Greco, gerente-geral de marketing da Empresa Brasileira de Bebidas e Alimentos (Ebba), a dona da Maguary. "Queremos aproveitar o apelo da marca, que ainda é lembrada por 91% dos consumidores."Segundo Greco, a Maguary vai se concentrar em relacionar a marca da Maguary ao consumo de produtos saudáveis. Para isso, contratou a agência de publicidade paulista Z +, subsidiária do grupo francês Havas, para trabalhar no reposicionamento de marketing e propaganda. Um dos movimentos nessa direção é o lançamento de uma linha de sucos enriquecidos com vitaminas, voltado ao público infantil, que será seguido por mais três novos produtos. Mercado. Dona de um faturamento de cerca de R$ 260 milhões em 2009, a Maguary detém 27,5% de market share no nicho de sucos concentrados, que são vendidos em garrafas. Somada à fatia de sua empresa-irmã, a Dafruta, criada depois da venda da Maguary para a Souza Cruz, nos anos 1970, a participação da Ebba atinge 53,7% desse mercado. No entanto, a ênfase, diz Greco, será dada aos sucos prontos de caixinha, um filão que movimenta R$ 1,6 bilhão por ano no Brasil, ou quatro vezes mais do que os sucos concentradas. "A Maguary não estava nesse mercado até ser recomprada", diz ele. "Saímos de uma base zero para 4,8% de participação nos sucos prontos."Depois de crescer 50% em vendas em 2009 e mais 30% em 2010, a capacidade de produção das quatro fábricas da Ebba, duas delas situadas em Acarati (CE) e duas em Araguari (MG), está perto de se esgotar. "Ou compraremos uma fábrica de sucos já existente ou teremos de ampliar as nossas unidades'', diz Greco. "Esse é o ponto mais importante para continuarmos nosso plano de crescimento a uma taxa de 30% ao ano."MARKETINGGoodyear negocia a volta do dirigível O dirigível da Goodyear, que por seis anos sobrevoou várias cidades do País, especialmente São Paulo, deve voltar aos céus brasileiros em 2012. Conforme apurou a repórter Cleide Silva, a fabricante de pneus que manteve o zepelim no Brasil negocia a retomada da estratégia de marketing que tornou a marca mais conhecida no período de 1998 a 2006. Segundo Rui Moreira, diretor de marketing da empresa, a aeronave tem nova versão, mais moderna que a anterior.O grupo americano aposentou o balão gigante após direcionar investimentos para outras áreas, como o patrocínio da Stock Car. Agora, busca novas parcerias para trazer o dirigível de volta. Nos anos em que circulou pelo Brasil, uma das parceiras era a Rede Globo, que transmitia imagens de jogos de futebol do céu. Moreira diz que a aeronave virá dos Estados Unidos desmontada e será montada localmente. A ideia é fazer um contrato de cinco anos para o zepelim ficar no País, o que garantirá sua presença durante os jogos da Copa. Hoje, a Goodyear mantém três dirigíveis nos EUA e um na China.LOGÍSTICAPão de Açúcar investe R$ 110 mi para atender demandaO grupo Pão de Açúcar investiu R$ 110 milhões em logística, valor 80% maior que no ano passado, para atender ao aumento de consumo de alimentos, estimado em torno de dois dígitos em 2010. O dinheiro foi aplicado na abertura de sete novos centros de distribuição (CD) em São Paulo, Brasília e no Rio de Janeiro - a sétima unidade, um CD de pescados, será inaugurada em dezembro, em Osasco (SP). Com isso, o Pão de Açúcar passa a contar com 19 CDs no País. O investimento também contempla a expansão da área de estacionamento para caminhões, instalação de mais de 300 novos contêineres resfriados nas lojas, expansão de 30% da frota de caminhões para 1500 veículos e contratação de 700 funcionários. COMÉRCIO EXTERIORApex inaugura centro de negócios em AngolaNa segunda-feira, 29, será inaugurado o primeiro centro de negócios da Apex-Brasil na África, mais precisamente em Luanda, a capital de Angola. O centro, o sétimo da agência estatal no exterior, tem como objetivo auxiliar as empresas brasileiras em processo de internacionalização. Em 2009,o fluxo comercial entre o Brasil e os países da região chegou a US$ 17 bilhões.FÓRMULA INDYPorto Alegre pode sediar etapa em 2012O CEO, Rendy Bernard, e o diretor da divisão comercial da Fórmula Indy, Terry Angstad, discutiram ontem, em Porto Alegre, com o prefeito José Fortunati, a proposta da realização de uma etapa da modalidade na capital gaúcha em 2012. O investimento na prova, batizada de Grande Prêmio Mercosul, deverá ser rateado entre o setores público e privado. A edição da Indy, em São Paulo, neste ano, movimentou e R$ 100 milhões no comércio da cidade.

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