O avião da companhia aérea que bateu contra um muro no sudoeste da Coreia do Sul neste domingo, 29, era um Boeing 737-800, um modelo amplamente utilizado em todo o mundo.
Há cerca de 28 mil aviões de passageiros em serviço globalmente, segundo a Cirium, uma provedora de dados de aviação. Cerca de 15%, ou 4. 400, são Boeing 737-800s. O avião pertence à família de jatos Next-Generation 737 da empresa, o precursor do mais moderno 737 Max, que se envolveu em dois acidentes fatais há mais de cinco anos, o que levou a uma paralisação global da frota Max.
Aproximadamente 200 companhias aéreas usam o 737-800, segundo a Cirium, incluindo cinco na Coreia do Sul: Jeju Air, T’way Air, Jin air, Eastar Jet e Korean Air. O avião é popular na Ásia, na Europa e na América do Norte, e a Boeing já entregou cerca de 5 mil desses modelos a clientes desde 1998.
“O avião em questão é muito seguro e tem um bom histórico de segurança”, disse Najmedin Meshkati, professor de engenharia na Universidade do Sul da Califórnia que estudou o histórico de segurança da linha Boeing 737.
A idade da frota global de aviões 737-800 varia de cerca de 5 anos a mais de 27 anos. Um jato de passageiros bem conservado pode voar de 20 a 30 anos ou até mais. De acordo com o site de rastreamento de voos Flightradar24, o avião que caiu tinha 15 anos. A Ryanair na Europa foi a primeira companhia aérea a operar a aeronave, que foi arrendada à Jeju Air em 2017 pela SMBC Aviation Capital, de acordo com a Cirium.
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Investigação sobre causa do acidente
Autoridades disseram que estão investigando a causa do acidente, incluindo a possibilidade de uma colisão com pássaros ter causado um mau funcionamento do trem de pouso.
A Boeing disse em um comunicado neste domingo que estava em contato com a Jeju Air e estava pronta para ajudar a companhia aérea.
Colisões com pássaros não são incomuns na aviação. Em alguns casos, elas resultaram em para-brisas rachados. Alguns aeroportos mobilizam falcões e tomam outras medidas para manter seus céus livres de pássaros. O Aeroporto Internacional de Muan, onde ocorreu o acidente, usa medidas como reproduzir áudio de chamadas de socorro para dispersar pássaros, bem como atirar neles, de acordo com o Escritório Coreano de Aviação Civil.
Meshkati disse que o trem de pouso da linha 737-800 é bem projetado e tem um histórico de confiabilidade, embora a manutenção precária possa resultar em falhas. “A manutenção é realmente uma das causas mais importantes de acidentes de aviação”, disse ele.
Mas ele e outros especialistas em aviação alertaram contra julgamentos precipitados sobre tais incidentes. Acidentes são frequentemente causados por múltiplos fatores, que podem levar anos para serem descobertos por meio de investigações aprofundadas.
c.2024 The New York Times Company
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