O Aeroporto Internacional de Dubai (DXB), nos Emirados Árabes, foi o aeroporto mais movimentado do mundo nos sete primeiros meses de 2023, segundo o relatório “Aeroportos Mais Movimentados do Mundo” da ForwardKeys, empresa espanhola de inteligência de viagens. O principal critério utilizado é o número de voos internacionais que saem daquele aeroporto. Entre os 20 primeiros lugares, 11 aeroportos estão na Europa.
Segundo o relatório, e o aeroporto se recuperou completamente aos níveis anteriores à pandemia da Covid-19. De acordo com o levantamento, o desempenho do aeroporto é atribuído à “excelente conectividade e sua posição como um ponto de interseção global, beneficiando-se do aumento das viagens europeias, norte-americanas e indianas”. Além disso, há previsão de que a capacidade de assentos de saída está prevista para melhorar ainda mais com a recuperação gradual das viagens de longa distância da China.
Entre os que mais cresceram estão o Aeroporto de Istambul, na Turquia, e o Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. Istambul teve um crescimento de 37% do tráfego internacional de saída em 2023 em relação a 2019, que pode ser explicado em parte pelo aumento do interesse em viagens de lazer na Turquia, segundo o relatório.
Já o Aeroporto Internacional de Hamad teve um crescimento de 15% no tráfego internacional de saída, um aumento que reflete as conexões restabelecidas no Oriente Médio e Norte da África, afetadas durante crise diplomática de 2019.
Leia também
O Aeroporto de Heathrow, em Londres (LHR), o segundo mais movimentado do mundo, também teve uma recuperação significativa, com os passageiros internacionais partindo do aeroporto ultrapassando os níveis de 2019 em 2%. “A alta demanda por viagens transatlânticas entre a América do Norte e a Europa é um fator importante que contribui aqui, com crescimento específico no tráfego de voos partindo de Londres Heathrow (LHR) para os Estados Unidos”, coloca o relatório.
Na Ásia, o tráfego regional ainda não havia retornado aos níveis de 2019 nos primeiros sete meses de 2023. O Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul (ICN) na Coreia do Sul, e o Aeroporto de Changi, em Singapura (SIN), mostram um desempenho bom, com o tráfego internacional de saída em 77% e 85% dos volumes pré-covid, respectivamente.
Veja ranking dos 10 aeroportos mais movimentados do mundo em 2023
- Aeroporto Internacional de Dubai, Emirados Árabes
- Aeroporto de Londres-Heathrow, Reino Unido
- Aeroporto de Charles de Gaulle, Paris, França
- Aeroporto de Amsterdã Schiphol, Países Baixos
- Aeroporto Internacional Changi, Singapura
- Aeroporto de Istambul, Turquia
- Aeroporto Internacional de Incheon, Coreia do Sul
- Aeroporto de Frankfurt, Alemanha
- Aeroporto Internacional de Hamad, Doha, Catar
- Aeroporto Adolfo Suárez Madrid-Barajas, Espanha
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.