A missão não é simples: assumir a publicidade do Estadão no momento em que o jornal celebra seus 150 anos de história, olha para o futuro com fôlego de garotinho e quer contar para todo mundo o que fez, faz e fará. A tarefa foi confiada à Africa Creative, uma das maiores agências de publicidade do Brasil, que tem no portfólio campanhas como a dos 100 anos do Itaú, com Madonna, e a icônica parceria entre Zeca Pagodinho e a Brahma e também criou a nova logomarca do Estadão.
“Eles têm grandes clientes e gostam de ‘marcona’. O Estadão é uma ‘marcona’. E eles têm um elemento de ousadia, uma irrequietude, que combina muito com o momento que a gente está vivendo no jornal”, afirma Erick Bretas, CEO do Estadão. “Precisamos falar mais do Estadão agora que vamos fazer 150 anos e temos muitos planos para atuar em outras frentes, para avançar no digital. E uma agência que tenha esse perfil irrequieto combina com a nossa necessidade de comunicação. Achamos que é o ‘feat’ perfeito”, diz Bretas.
Olhar para frente
Para Marcio Santoro, CEO e cofundador da Africa, além de celebrar a importância do Estadão na defesa histórica do jornalismo imparcial, sério e de credibilidade, o momento é também de olhar para frente.
“O jornalismo é hoje mais importante do que nunca foi. Quando você celebra os 150 anos, é também importante olhar para os próximos 150 anos e o papel que o jornalismo vai ter lá na frente. E tenho certeza de que o Estadão vai estar no centro disso tudo”, diz Santoro. “Hoje a coisa mais importante é saber de onde veio a notícia, e o Estadão dá essa credibilidade, a segurança de que estamos consumindo informações verdadeiras e opiniões embasadas e sensatas. Isso vai ser ainda mais importante daqui para frente.”
E é olhando para frente que, ao longo do ano, sete eixos temáticos vão nortear nossa cobertura e convidar o leitor a discutir o futuro do País, numa realidade cada dia mais desafiadora e em constante mudança.
De janeiro a dezembro, a série “Em Transformação” trará especiais multimídia, entrevistas, vídeos, editoriais e eventos temáticos, além de cadernos impressos, para detalhar os temas escolhidos: República, Economia, Terra, Tecnologia, São Paulo, Viver, além do próprio jornal e do jornalismo.
Esses conteúdos todos estarão ancorados em um site especial, um “hub de informação” que será lançado em janeiro, totalmente voltado para as celebrações dos 150 anos.
“Sabemos que o grande foco dessa campanha é mostrar a relevância do Estadão. Não estamos falando de qualquer jornalismo, mas do jornalismo do Estadão que, ao mesmo tempo em que tem esse aspecto de ser muito tradicional, é o que dá credibilidade a ele”, diz Santoro, da Africa.
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