Plano Safra: Tesouro suspende novas contratações de linhas de financiamento

Decisão leva em conta principalmente o aumento na taxa básica de juros e não contempla operações de custeio do Pronaf, destinado à agricultura familiar

Por Audryn Karolyne (Broadcast)

O Tesouro Nacional anunciou nesta quinta-feira, 20, a suspensão de novas contratações de financiamentos subvencionados pelo Plano Safra 2024/25. A medida passa a valer a partir desta sexta-feira, 21. Não são atingidas operações de custeio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Segundo ofício enviado às 25 instituições financeiras operadoras do crédito subsidiado, a decisão leva em conta principalmente o aumento na taxa básica de juros.

Ofício foi assinado pelo secretário do Tesouro, Rogério Ceron Foto: Wilton Junior/Estadão

Documento assinado pelo secretário do Tesouro, Rogério Ceron, diz: “Devido à divulgação de nova grade de parâmetros oficial pela Secretaria de Política Econômica no início do presente mês e ao recebimento de informações atualizadas da previsão de gastos com o estoque de operações rurais contratadas com equalização de taxas de juros, as estimativas dos gastos para 2025 com a referida subvenção econômica foram atualizadas, tendo como resultado um aumento relevante dos gastos devido à forte elevação nos índices econômicos que compõem os custos das fontes em relação aos utilizados na confecção do Projeto de Lei Orçamentária — PLOA 2025, ainda em tramitação no Congresso Nacional”.

Na semana passada, o subsecretário de Política Agrícola e Negócios Agroambientais da Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Gilson Bittencourt, havia sinalizado que o governo poderia realocar saldos de recursos de linhas equalizadas do Plano Safra atual para linhas de financiamento do Pronaf, nas quais há esgotamento de recursos.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para cadastrados.