Airbus anuncia ‘maior negociação da história da aviação comercial’ após pedido de 500 jatos

Encomenda foi feita pela companhia aérea indiana IndiGo que visa atender à crescente demanda por viagens na Índia

PUBLICIDADE

Publicidade
Foto do author Redação
Por Redação

PARIS - A companhia aérea indiana IndiGo está em processo de compra de 500 jatos de passageiros da fabricante de aviões europeia Airbus, disseram as duas empresas nesta segunda-feira, 19.

O pedido, recorde, ressalta a crescente demanda por viagens aéreas alimentada pelo crescimento econômico da Índia. Segundo as empresas, é o maior contrato de compra da história da aviação comercial, e envolve o modelo A320.

PUBLICIDADE

Os executivos anunciaram o acordo no dia de abertura do Paris Air Show, maior evento do mundo com foco na indústria aeronáutica e espacial. Eles não revelaram quanto valia o pedido, mas provavelmente chegaria a dezenas de bilhões de dólares.

O pedido é “um enorme marco”, disse o CEO da IndiGo, Peter Elbers, em entrevista coletiva. “Ninguém jamais encomendou um pedido dessa magnitude. E isso mostra o potencial da aviação indiana e as ambições que a IndiGo está tendo.”

Airbus fabrica aviões para diversas empresas ao redor do mundo Foto: José Patrício / AE

A compra mostra como as duas empresas estão “democratizando viagens aéreas acessíveis para milhões de pessoas no mercado de aviação que mais cresce no mundo”, disse o diretor comercial da Airbus, Christian Scherer, em comunicado.

Publicidade

O pedido da IndiGo, com sede em Nova Délhi, supera outro acordo gigantesco assinado meses antes pela Air India para 470 aeronaves da Airbus e da rival americana Boeing.

As companhias aéreas indianas estão correndo para atender à crescente demanda por viagens com o aumento no número de consumidores de classe média do país. Os jatos A320 que a IndiGo está comprando são normalmente usados em rotas de curta distância.

A fabricante de aviões também recebeu pedidos da Flynas, uma transportadora saudita de baixo custo que está comprando 30 jatos A320neo, e da Air Mauritius, que está comprando três aeronaves A350 de fuselagem larga para uso em rotas de longa distância para a Europa e o sul da Ásia. /AP

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.