Alemanha vai facilitar obtenção de cidadania para atrair trabalhadores

País enfrenta escassez de mão de obra qualificada; legislação aprovada pelo chanceler Olaf Scholz poderá entrar em vigor em janeiro

PUBLICIDADE

Publicidade

BERLIM - A Alemanha vai facilitar a obtenção de cidadania alemã com uma nova legislação, aprovada nesta quarta-feira, 23, pelo governo, que espera que o projeto reforce a integração dos imigrantes e ajude uma economia que enfrenta uma escassez de trabalhadores qualificados.

PUBLICIDADE

A legislação aprovada pelo chanceler Olaf Scholz e pelos seus ministros ainda requer a aprovação da câmara baixa do parlamento, onde a coligação socialmente liberal de três partidos têm uma maioria confortável. Poderá entrar em vigor em janeiro, dependendo da rapidez com que isso acontecer.

O governo planeja tornar as pessoas elegíveis para a cidadania após cinco anos na Alemanha, ou três no caso de “realizações especiais de integração”, em vez dos oito ou seis anos atuais.

Olaf Scholz, o chanceler da Alemanha Foto: Matías Delacroix / AP Photo

As crianças nascidas na Alemanha se tornariam automaticamente cidadãs se um dos pais fosse residente legal durante cinco anos, em comparação com os oito anos atuais. As restrições à posse de dupla cidadania também serão eliminadas.

Publicidade

A oposição acredita que a medida pode trazer o efeito contrário a uma integração bem-sucedida. A conservadora Andrea Lindholz defende que o governo alemão deveria focar em reduzir a imigração irregular./AP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.