Amazon anuncia compra de estúdio de cinema MGM por US$ 8,45 bilhões

Acordo, que consolida a aposta da companhia na indústria do entretenimento, é o segundo grande negócio recente no setor; na semana passada, AT&T e Discovery anunciaram a fusão das empresas de mídia

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Por Agências Internacionais
Atualização:

A Amazon está indo para Hollywood. O gigante das compras online fez um acordo de US$ 8,45 bilhões para comprar o MGM, o estúdio de cinema e TV por trás de James Bond, Legalmente Loira e diversos filmes clássicos, com o objetivo de rechear o Amazon Prime Video com mais conteúdos para as pessoas assistirem. O negócio é a segunda maior aquisição da empresa, depois da compra da rede de supermercado Whole Foods, por quase US$ 14 bilhões, em 2017. 

Com compra da MGM, a Amazon quer ampliar seu catálogo no streaming. Foto: Robyn Beck/AFP

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O acordo, que estava em discussão desde o início deste ano, é o mais recente na indústria de mídia que visa a impulsionar os serviços de streaming para competir com Netflix e Disney+.  No último dia 17 de maio, a AT&T concordou em combinar seus ativos da WarnerMedia (dona da HBO e da HBO Max, além dos estúdios New Line e Warner Bros.) com a Discovery e formar um novo grupo, em negócio avaliado em cerca de US$ 150 bilhões.

A Amazon, fundada por Jeff Bezos, não diz quantas pessoas assistem a seu serviço Prime Video. Mas mais de 200 milhões têm acesso a ele porque se inscreveram como membros Prime, o que lhes dá remessa mais rápida e outras vantagens em compras online. Além do Prime Video, a Amazon também tem um serviço de streaming gratuito chamado IMDb TV, em que ganha dinheiro exibindo anúncios durante filmes e programas. 

A compra dá à Amazon acesso a mais filmes, shows e personagens famosos, além do canal a cabo Epix, da MGM. "O valor financeiro real por trás desse negócio é o tesouro no catálogo profundo que planejamos reimaginar e desenvolver junto com a talentosa equipe da MGM. É muito emocionante e oferece muitas oportunidades para contar histórias de alta qualidade", disse o vice-presidente sênio da Prime Video e Amazon Studios, Mike Hopkins.

Após a notícia, a ação da Amazon subia 0,61% no pré-mercado da Bolsa americana Nasdaq, por volta das 9h50 (horário de Brasília).

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Estúdio MGM

Conhecido pelo logotipo do leão que ruge, a MGM é um dos mais antigos estúdios de Hollywood, fundado em 1924, quando os filmes ainda eram mudos. A MGM tem um catálogo de títulos, incluindo as franquias dos personagens James Bond, Rocky e Creed; produções como Nasce uma Estrela, Robocop e O Silêncio dos Inocentes; e séries como Stargate, Vikings e The Handmaid’s Tale

MGM foi avaliada em cerca de US$ 5,5 bilhões, incluindo dívidas, em dezembro do ano passado. Foto: Divulgação/MGM

A MGM foi criada a partir da fusão de três negócios cinematográficos: a Metro, a Goldwyn e a Louis B. Mayer. Depois de produzir dezenas de clássicos – entre eles ...E o Vento Levou, O Mágico de Oz e Ben-Hur –, a companhia começou a perder força a partir dos anos 1960. 

Desde então, trocou de dono diversas vezes. Mesmo assim, acabou adquirindo outros ativos ao longo do tempo, que detém até hoje, como a Orion Pictures e a United Artists. Em 2009, a empresa enfrentou um processo de falência nos Estados Unidos, do qual saiu, ainda combalida, dois anos mais tarde.

No entanto, graças a grandes propriedades cinematográficas, o estúdio ainda continua a ser um negócio importante – entre os filmes que estão prontos para ser lançados está o novo filme de James BondNo Time to Die, despedida de Daniel Craig da série –, cujo lançamento nos cinemas foi adiado por causa da pandemia de covid-19. Outra estreia programada é de Respect, biografia da cantora Aretha Franklin com a vencedora do Oscar Jennifer Hudson.

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A Amazon já tem seu próprio estúdio, mas acabou alcançando resultados mistos. Duas de suas séries, The Marvelous Mrs. Maisel e Fleabag, ganharam o Emmy de melhor série de comédia. No entanto, muitos de seus filmes não conseguiram atrair o público nas bilheterias. 

O negócio, que está sujeito às aprovações habituais de órgãos reguladores, tornará a Amazon, já uma das empresas mais poderosas e valiosas do mundo, ainda maior. Reguladores em todo o mundo estão examinando as práticas de negócios da Amazon, especificamente a maneira como ela analisa as informações de empresas que vendem produtos em seu site e as usa para criar seus próprios produtos com a marca. 

A Amazon, fundada em 1995 como uma livraria online, tornou-se um gigante de US$ 1,6 trilhão que faz um pouco de tudo. Tem uma rede de entrega de negócios que leva os pedidos às pessoas em dois dias ou antes; vende inaladores e insulina; tem um negócio de computação em nuvem que alimenta os aplicativos da Netflix e do McDonald's; e tem planos de enviar mais de 3,2 mil satélites ao espaço para transmitir serviços de internet para a Terra.

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