A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou nesta sexta-feira, 1º, o edital para a concessão do lote Agro Norte, composto pelo trecho da rodovia federal BR-364, em Rondônia. O leilão foi agendado para 27 de fevereiro, na sede da B3, em São Paulo.
Este é o segundo lote a ser leiloado a partir do contrato de estruturação de rodovias federais celebrado entre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério dos Transportes.
O projeto ligará as cidades de Vilhena e Porto Velho, totalizando cerca de 687 quilômetros. A previsão é de R$ 6,3 bilhões ao longo de 30 anos de concessão.
O trecho compõe uma alternativa de escoamento da produção agrícola do Centro-Oeste, integrando-se com a hidrovia do Rio Madeira em Porto Velho. “A Rota Agro Norte é o principal corredor logístico para transportar 11 milhões de toneladas de grãos para embarque pelos terminais portuários de Porto Velho e interliga as principais cidades de Rondônia, como Vilhena e Ji-Paraná, à capital”, afirma o diretor de Planejamento e Relações Institucionais do BNDES, Nelson Barbosa.
Leia também
As principais melhorias envolvem 108 km de duplicações complementadas com mais de 190 km de terceiras faixas em pista simples. Está prevista também a implantação do acesso aos novos terminais portuários de Porto Velho, além de vias marginais em determinadas travessias urbanas e a implantação de três pontos de parada e descanso para caminhoneiros.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.