A Apple se tornou a primeira marca a superar US$ 1 trilhão do mundo, segundo o Relatório das Marcas Globais Mais Valiosas Kantar BrandZ 2024, divulgado na quarta-feira, 12. A Apple manteve sua posição de marca global mais valiosa pelo terceiro ano seguido. Google, Microsoft, Amazon e McDonald’s aparecem nas posições seguintes.
Leia mais
O poder crescente da inteligência artificial (IA) marcou o ranking deste ano. A Nvidia, empresa de chips para IA, saltou 18 posições e hoje é a sexta marca mais valiosa do mundo, com um aumento de 178% no seu valor em apenas um ano. A marca da empresa vale atualmente US$ 201,8 bilhões.
Mas não só marcas de empresas de tecnologia se beneficiam com o boom da IA. O McDonald’s, em quinto lugar no ranking, teve seu sucesso “impulsionado por sua contínua inovação, incluindo o uso de inteligência artificial para cenários como quadros de menu dinâmicos e previsão de pedidos”, aponta a Kantar no relatório.
O Facebook retornou ao Top 10 após uma ausência de um ano. A rede social vale agora US$ 166,7 bilhões. A Oracle, empresa que oferece soluções em banco de dados e serviços em nuvem, entrou para o Top 10 pela primeira vez, com uma avaliação de US$ 145,5 bilhões.
Juntas, as 100 marcas mais valiosas alcançaram US$ 8,3 trilhões. Em média, as marcas cresceram 20% entre 2023 e 2024. Desde 2006, quando o ranking teve o seu início, o valor do Top 100 Global aumentou 474%. Já o valor para configurar no Top 100 aumentou 354%, de US$ 4 bilhões para US$ 19 bilhões, segundo o levantamento.
Veja abaixo o ranking das 10 marcas mais valiosas do mundo, de acordo com o relatório.
As 10 marcas mais valiosas do mundo, segundo a Kantar
1º - Apple
Valor da Marca: US$ 1,01 trilhão
Variação Anual (%): 15%
2º - Google
Valor da Marca: US$ 753,47 bilhões
Variação Anual (%): 30%
3º - Microsoft
Valor da Marca: US$ 712,88 bilhões
Variação Anual (%): 42%
4º - Amazon
Valor da Marca: US$ 576,62 bilhões
Variação Anual (%): 23%
5º - McDonald’s
Valor da Marca: US$ 221,90 bilhões
Variação Anual (%): 16%
6º - NVIDIA
Valor da Marca: US$ 201,84 bilhões
Variação Anual (%): 178%
7º - Visa
Valor da Marca: US$ 188,92 bilhões
Variação Anual (%): 12%
8º - Facebook
Valor da Marca: US$ 166,75 bilhões
Variação Anual (%): 79%
9º - Oracle
Valor da Marca: US$ 145,49 bilhões
Variação Anual (%): 58%
10º - Tencent
Valor da Marca: US$ 135,21 bilhões
Variação Anual (%): -4%
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.