A AT&T confirmou, nesta segunda-feira, 17, o fechamento de um acordo que prevê a fusão de seu braço de mídia, a WarnerMedia (dona dos canais CNN, HBO, TNT e do estúdio de cinema Warner Bros.), com a Discovery. Se aprovada por reguladores, a operação vai criar uma nova empresa que competirá com gigantes do setor de entretenimento, como Walt Disney e Netflix. O novo grupo de mídia é avaliado em cerca de US$ 150 bilhões.
Pelos termos do negócio, a AT&T receberia US$ 43 bilhões em uma combinação de dinheiro e títulos de dívida, enquanto seus acionistas teriam os papéis de 71% da nova companhia. Os 29% restantes ficaram com acionistas da Discovery. Segundo comunicado, o conselho das duas empresas aprovaram a transação.
O presidente e executivo-chefe da Discovery, David Zaslav, vai liderar o novo empreendimento, que reúne um dos estúdios mais poderosos de Hollywood, englobando as franquias Harry Potter e Batman, informou a Reuters. O nome da empresa deve ser divulgado na próxima semana. Outros detalhes, incluindo o futuro do CEO da WarnerMedia, Jason Kilar, e como as propriedades e serviços serão arranjados, ainda precisam ser acertados, explicaram executivos em uma coletiva de imprensa após o anúncio do negócio.
"As oportunidades de streaming direto para o consumidor estão evoluindo rapidamente e, para manter o ritmo e manter uma posição de liderança, várias coisas são necessárias - escala global, acesso a capital, uma gama de conteúdo de alta qualidade e os melhores talentos da indústria", disse o CEO da AT&T, John Stankey.
Mercado de streaming
Ao lado de serviços online como Disney Plus, Amazon Prime e Apple TV+, o canal HBO é um dos principais concorrentes da Netflix no mercado de streaming. No primeiro trimestre, a empresa atingiu um total de 63,9 milhões de assinantes no mundo (somando os consumidores de TV a cabo e streaming), um aumento de 18% sobre o mesmo período do ano passado.
A empresa tem um vasto e valioso catálogo de filmes, documentários e séries, e tem apostado nesse conteúdo para expandir seu serviço de streaming HBO Max, que deve estrear em junho no Brasil e em outros países da América Latina e até o fim do ano em vários países da Europa.
Segundo notícias dos Estados Unidos, a união da WarnerMedia com o grupo Discovery veio também para cindir a operação da AT&T de sua grande aposta na área de mídia, realizada em 2016, por US$ 85 bilhões, mas só concluída no início do ano passado, após aprovações de órgãos reguladores ao redor do mundo, incluindo no Brasil. A ideia da AT&T agora é focar na expansão da cobertura de 5G nos Estados Unidos.
Apesar de ter quase 64 milhões de consumidores – número que deve crescer com a expansão territorial agora planejada –, a HBO Max está bem longe dos 103,6 milhões de clientes da Disney+ e dos 207,6 milhões da Netflix. A seu favor, no entanto, ela tem a expansão global ainda em estágio inicial de um portfólio respeitável de conteúdo, com clássicos como "Game of Thrones", "The Sopranos", "Sex and the City" e "Friends", entre muitos outros.
Principais ativos da WarnerMedia
- HBO
- CNN
- HBOMax
- Warner Bros.
- Boomerang
- Cartoon Network
- TNT
- TBS
- TCM
- Cinemax
- TruTV
- Tooncast
- Turner Sports
Já a Discovery detém os canais de TV fechada Discovery Channel, Science, TLC, Food Network, entre outros. O grupo, que tem um valor de mercado de US$ 24 bilhões, tem uma extensa lista de documentários e produções de TV por assinatura, acumulada desde a fundação da empresa em 1985.
Em janeiro deste ano, o grupo estreou seu serviço de streaming nos Estados Unidos. No mês de abril, a plataforma havia alcançado 15 milhões de assinantes, de acordo com as informações da empresa.
Ativos da Discovery
- Discovery Channel
- HGTV
- Food Network
- TLC
- Investigation Discovery
- OWN
- Travel Channel
- Animal Planet
- Science Channel
- DIY Network
- Discovery Family
- Discovery Life
- Discovery Home & Health
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